ODACIR APONTA PERDAS AO TRABALHADOR COM ADOÇÃO DO CONTRATO TEMPORÁRIO



O senador Odacir Soares (PTB-RO) advertiu que se for aprovado o projeto que dispõe sobre o contrato de trabalho por prazo determinado, "o já sofrido trabalhador brasileiro, mal remunerado e ameaçado a todo momento da perda de seu bem maior, o emprego, ficará privado dos mais sagrados direitos trabalhistas adquiridos ao longo do tempo".

Odacir disse que com isso será minimizado o benefício do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, abolindo-se também as férias remuneradas e o aviso prévio. A seu ver, os trabalhadores ficarão desprotegidos, cerceados nos direitos e conquistas que nortearam a ação programática do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), desde sua fundação.

O senador fez uma análise de políticas adotadas por países da União Européia, afirmando que o Brasil não pode se espelhar num modelo que não deu certo. Odacir ressaltou que já começam a ser delineadas modificações nestas políticas, "com a ascensão de políticos de alinhamento à esquerda como o trabalhista Tony Blair, na Grã-Bretanha, e Jospin, na França".

Odacir fez questão de relatar o que vem acontecendo em alguns países da União Européia no que se refere à política da geração de desemprego e no desaparecimento das políticas assistencialistas.

- A União Européia - advertiu Odacir - já conta seus excluídos aos milhões. São 18,4 milhões de homens e mulheres privados de trabalho, de dignidade social e do consumo numa época radicalmente materialista, mas incapaz de manter as garantias do Estado previdenciário. Parece palpável o mal-estar causado por desigualdades e ressentimentos, os párias e desabrigados nas ruas das cidades-vitrines da civilização ocidental.



08/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


PLV cria contrato temporário e trata de previdência do trabalhador rural

CONTRATO TEMPORÁRIO DE TRABALHO JÁ É LEI

CONTRATO TEMPORÁRIO DE TRABALHO JÁ É LEI

CONTRATO TEMPORÁRIO FOI INTENSAMENTE DISCUTIDO

COM URGÊNCIA, CONTRATO TEMPORÁRIO VAI AO PLENÁRIO

Ministério do Turismo prorroga contrato temporário