ODACIR SOARES QUESTIONA PESQUISAS SOBRE DESEMPREGO NO PAÍS



O senador Odacir Soares (PTB-RO) criticou a forma como os institutos de pesquisa divulgam, em períodos eleitorais, as taxas de desemprego no país que parecem, a seu ver, palpites de loteria. Ele disse que, quando se trata de discutir estatísticas no Brasil, sempre surge um confronto entre os dados obtidos pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) e os apurados pela Fundação IBGE.

Na opinião de Odacir Soares, toda vez que a discussão sobre desemprego se instala, governo e oposição trocam farpas entre si, "mas não se vai ao fundo da questão, que é medir de modo socialmente justo a taxa de desemprego no país, de maneira a permitir a implantação de políticas eficazes de combate ao desemprego".

- Os governantes sacam as estatísticas que fornecem os menores índices, como é de seu óbvio interesse. Os opositores brandem as que projetam os índices mais alarmantes, como seria de se esperar. E, assim, a população se vê no meio de uma discussão na qual nunca se sabe quem está com o dado correto - destacou o senador.

Odacir Soares observou que, em estatística, o que conta é a metodologia escolhida, quando se trata de apreciar a validade dos resultados obtidos:

- Assim , não há uma verdade estatística única. Há aproximações mais ou menos acuradas da realidade pesquisada. Isso é o que se passa no que diz respeito à avaliação mensal de desemprego no Brasil.

Depois de mostrar as distinções nas avaliações do Dieese e do IBGE entre o que é um desempregado e o que é um ocupado, Odacir Soares sustentou que é preciso haver um compromisso ético do governo em medir desemprego da forma mais abrangente possível, "num Brasil de precária infra-estrutura trabalhista", para que sejam implementadas políticas de geração de emprego que atendam efetivamente às necessidades dos brasileiros.



22/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ODACIR SOARES ALERTA SOBRE ACORDO MULTILATERAL DE INVESTIMENTOS

ODACIR SOARES DESLIGA-SE DO PFL E INGRESSA NO PTB

EDUCAÇÃO É PRIORIDADE PARA ODACIR SOARES

ODACIR SOARES PROPÕE REDUÇÃO DE POLUENTES

ODACIR SOARES REGISTRA ANIVERSÁRIO DA EMBRAPA

ODACIR SOARES REGISTRA ANIVERSÁRIO DA EUCATUR