Olivir Gabardo anuncia dois projetos de lei



O senador Olivir Gabardo (PSDB-PR) pediu o apoio dos demais senadores para dois projetos de lei que apresentou na tarde desta quinta-feira (27). O primeiro revê a projeção dos limites do mar territorial de cada estado, enquanto o segundo regulamenta o plantio de soja transgênica no país.

O parlamentar afirmou que antigamente não se dava muita atenção à extensão do mar territorial. A partir da descoberta de petróleo, no entanto, o assunto passou a interessar a todos os estados, já que a Constituição federal dá a eles o direito de receber uma participação na exploração do petróleo ou qualquer outro recurso econômico.

Olivir Gabardo informou que os estados do Paraná e do Piauí, com pequenas extensões de litoral, ficaram com mar territorial muito restrito. Segundo ele, o Paraná será prejudicado com a descoberta de poços de petróleo em mar territorial na fronteira com Santa Catarina.

- O projeto de lei visa reparar a situação de desajuste e injustiça para com os estados do Paraná e do Piauí - afirmou.

Soja transgênica

Com a legalização do plantio de soja transgênica no país, o senador quer que o Brasil se mantenha na vanguarda da biotecnologia. Segundo ele, a proibição pode levar à ruína a produção nacional de sementes, consolidada há três décadas. Atualmente, uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) impede a plantação de produtos transgênicos no país.

- A produção agrícola não pode estar desassociada dos avanços da ciência. O Congresso Nacional deve fixar regras claras e definidas no campo da produção de transgênicos - disse o parlamentar.

De acordo com o representante paranaense, não há razão para a proibição, uma vez que Estados Unidos, Argentina e Canadá estão produzindo soja transgênica em grande escala. No sul do país, calculou o senador, de 20% a 40% da soja plantada é transgênica, contrariando a atual legislação.

Olivir Gabardo argumentou que o plantio de soja transgênica traz benefícios à saúde, já que dispensa a utilização de agrotóxicos. Com isso, os custos da lavoura são menores.



27/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Olivir Gabardo anuncia mudança na presidência de entidade ucraniana

Líder do PSDB homenageia Olivir Gabardo

Olivir Gabardo avalia denúncia contra ministro do STJ

Olivir Gabardo manifesta apoio à CPI sobre envio irregular de dinheiro ao exterior

Olivir Gabardo propõe debates para suspensão da moratória para os transgênicos

CAE arquiva dois projetos