Olivir Gabardo avalia denúncia contra ministro do STJ



O senador Olivir Gabardo (PSDB-PR) disse ter visto -com grata satisfação- a resposta do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao abrir inquérito administrativo para investigar fatos que envolvem um de seus ministros, -responsável pela concessão de habeas corpus para um reconhecido traficante-, segundo afirmou. A denúncia envolve também um deputado federal.

- Não se pode fazer qualquer juízo antecipado da real participação do parlamentar e dos magistrados citados na imprensa, mas torna-se fundamental a investigação, profunda e conseqüente, de todos os fatos apurados, inclusive porque tais fatos foram legalmente obtidos pela Polícia Federal - afirmou o senador.

O parlamentar lembrou que o instituto do habeas corpus é, em sua essência, inquestionável, sendo considerado uma cláusula pétrea da Constituição brasileira. Para ele, no entanto, o Poder Judiciário deve ter maior atenção na concessão do benefício, -uma vez que os traficantes de drogas representam um real perigo para a sociedade, quando em liberdade-.

- Os malefícios das drogas, ainda que sejam sobejamente conhecidos e divulgados, só são efetivamente percebidos em sua brutal realidade quando infelizmente se depara com um caso de dependência no seio de seu convívio mais íntimo, em que a total subversão dos valores de convivência pode levar a conseqüências extremas, tanto dos dependentes quanto dos que os cercam - disse Olivir Gabardo.

O representante catarinense disse esperar que providências iguais às tomadas pelo STJ sejam adotadas também pela Câmara dos Deputados e pelos Tribunais Regionais Federais, -instituições nas quais alguns de seus membros foram também identificados em eventuais comprometimentos com traficantes de drogas-.

Em aparte, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) disse que nenhum dos senadores usa tóxicos, mas que, se algum deles sair do Plenário procurando droga para comprar, -em menos de meia hora encontra-. E perguntou: -como a polícia passa anos e anos e não encontra?-

O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) disse esperar que -as autoridades tomem medidas necessária para conter esse mal que avança drasticamente sobre o país-.



18/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Olivir Gabardo anuncia dois projetos de lei

Líder do PSDB homenageia Olivir Gabardo

Olivir Gabardo anuncia mudança na presidência de entidade ucraniana

Olivir Gabardo manifesta apoio à CPI sobre envio irregular de dinheiro ao exterior

Olivir Gabardo propõe debates para suspensão da moratória para os transgênicos

Ivar Pavan avalia denúncia contra governador como inconsistente