OMS diz que saúde pública do Brasil é boa, mas precisa de financiamento



A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou relatório com elogios ao sistema público de saúde brasileiro, mas afirmou que a área precisa urgentemente de financiamento. Como destaques positivos, o relatório citou a rede de serviços oferecidos que inclui cirurgias cardíacas, diagnóstico laboratorial, exames médicos de alta tecnologia, estratégia de vacinação, campanhas de prevenção a doenças e saúde bucal.



O estudo aponta como fundamental a descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS) na reforma da saúde brasileira. Em 1996, a legislação transferiu parte da responsabilidade gestora e financeira da rede para os estados e municípios, que deveriam repassar para o setor 12% e 15% do orçamento, respectivamente.



De acordo com a OMS, o sistema de repasse de verba tem funcionado bem no nível municipal, com 98% dos municípios atingindo a meta de 15%. Entretanto, o compromisso não vem sendo cumprido pelos governos estaduais: mais da metade dos 26 estados não realiza o repasse de 12%.



No nível federal, o problema, segundo a OMS, é a falta de financiamento. Em 2007, o gasto per capita brasileiro com saúde foi de US$ 252, ficando atrás de países como a Argentina e o Uruguai.



O relatório também cita a extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e destaca que o financiamento inadequado está ligado a problemas como má estruturação de hospitais e quadro deficiente de profissionais de saúde no País.



Até 1988, metade dos brasileiros não contava com nenhum tipo de cobertura na área de saúde. Atualmente, mais de 75% da população depende exclusivamente do SUS.



Fonte:
Agência Brasil






08/09/2010 19:21


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner: gestão eficaz da saúde pública precisa ser meta fundamental para o Brasil

Brasil precisa encontrar novas fontes de recursos para a saúde pública, afirma Paulo Davim

Renan diz que segurança pública precisa ter fonte fixa de financiamento

Saúde precisa de regras estáveis de financiamento para garantir qualidade dos serviços, diz Padilha

Fontes de financiamento à saúde são debatidas em audiência pública

Vital do Rêgo: sistema de saúde pública precisa de ampla reforma