ONU nomeia jogadora brasileira Marta embaixadora da Boa Vontade



A Organização das Nações Unidas (ONU) nomeou nesta segunda-feira (11), em Estocolmo, Suécia, a jogadora de futebol brasileira Marta Vieira da Silva embaixadora da Boa Vontade na luta contra a pobreza. Eleita como a melhor do mundo pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) por quatro anos seguidos (2006 a 2009), Marta terá, no papel de embaixadora, a missão de trabalhar pela valorização da mulher como forma de combate à pobreza.

Em nota, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) informa que, durante a cerimônia de nomeação, a jogadora disse que dará ênfase especial à emancipação feminina, visando a ajudar a ONU a alcançar as metas previstas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – acordo em escala mundial que pretende reduzir a pobreza pela metade até 2015, por meio de iniciativas de combate à fome, a doenças, ao analfabetismo, à degradação ambiental, e à discriminação da mulher.

Marta recebeu as credenciais de embaixadora da Boa Vontade do diretor do escritório nórdico do Pnud, Jakob Simonsen. Em seu discurso, a jogadora falou sobre a origem humilde no bairro de Dois Riachos, em Alagoas, e sobre as dificuldades que passou ao longo da vida.

Na Suécia, Marta jogou pelo clube Umea IK, onde conseguiu marcar 111 gols em 103 partidas, entre 2004 e 2008. Apenas em 2007 ela não conquistou a artilharia do campeonato daquele país. Atualmente, a atleta joga no clube norte-americano FC Gold Pride.

 

Fonte:
Agência Brasil



11/10/2010 17:39


Artigos Relacionados


Dilma parabeniza Marta pelo título de melhor jogadora de futebol do mundo

Dilma Rousseff recebe jogadora Marta e é convidada a assistir Copa do Mundo de Futebol Feminino

Embaixadora destaca importância da representação brasileira na Santa Sé

Marta Suplicy rebate previsões pessimistas para economia brasileira

Jogadora de vôlei de praia destaca uso da ciência no esporte

Embaixadora dos EUA despede-se da CRE