"Operação Pororoca" será fiscalizada por subcomissão



A Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) aprovou nesta quarta-feira (10) requerimento dos senadores Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Ana Júlia Carepa (PT-PA) e Ideli Salvatti (PT-SC) para criação de uma subcomissão temporária destinada a acompanhar as investigações realizadas pela Polícia Federal (PF) na chamada "Operação Pororoca". Trata-se de operação deflagrada pela PF, noticiada no decorrer da semana passada, que resultou na prisão de acusados de participar de uma rede de fraudes em licitações no Amapá e em outros estados, inclusive do ex-senador Sebastião Rocha.

 Pelo menos 17 obras teriam sido fraudadas no estado desde 2002, em um valor total de R$ 103 milhões e, segundo as explicações do requerimento, os desvios se estenderam pelos estados de Minas Gerais, Pará e também Distrito Federal. As fraudes aconteciam por meio da Comissão Permanente de Licitação (CPL), que direcionava a execução das obras para empresas que faziam parte do esquema.

Ainda segundo o documento, estão envolvidos políticos, empresários e funcionários públicos de diversos órgãos, acusados de participar em licitações fraudulentas, desvio de verbas, esquema de alteração indevida de dados na Receita Federal em Macapá e tráfico de influência.

Outra fraude era praticada junto ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e consistia em retirar temporariamente o registro de inadimplência de prefeituras, como forma de viabilizar a liberação dos recursos federais. Foram feitas alterações indevidas também em dados da Receita Federal.

O senador Ney Suassuna (PMDB-PB), presidente da CFC, dirigiu os trabalhos da reunião.



10/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Instalada subcomissão que acompanhará investigações da "Operação Pororoca"

Delegado diz em subcomissão que Operação Pororoca foi iniciada há dois anos

Subcomissão da "Operação Pororoca" quer ouvir delegado Tardelli Boaventura

CPI do Cachoeira será fiscalizada pelas redes sociais, afirmam senadores

Composição de cigarros será fiscalizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Anvisa

Lei proibindo bebida alcóolica nas rodovias é desconhecida e não fiscalizada