Oposição e sociedade resistirão a "aventuras", afirma Arthur Virgílio
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) alertou nesta sexta-feira (24) para a possibilidade de o governo tentar alguma -aventura autoritarista-, ao ver suas políticas fracassarem. Ele garantiu que, se essa for a intenção do governo, encontrará muralhas erguidas não apenas pelos partidos políticos de oposição mas, sobretudo, pelos setores relevantes da sociedade, inclusive a imprensa.
Ele citou declarações do proprietário do jornal Folha de S.Paulo, Octávio Frias de Oliveira, 91 anos de idade e há mais de 40 anos à frente do jornal, afirmando que, -ao governo interessa ter a mídia de joelhos, mas isso não é bom para ninguém-. Arthur Virgílio lembrou que Frias, além de legendário homem da imprensa, é extremamente econômico em suas palavras.
Segundo Arthur Virgílio, começam a surgir na imprensa artigos de pessoas de renome criticando o governo, como é o caso de João Mellão Neto, ex-deputado e jornalista que, no Estado de S. Paulo desta sexta (24), destaca que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pode mais ser considerado -único-, porque demonstrou ser somente mais um presidente. Até hoje, observou o senador ao comentar o artigo, nada fez de revolucionário. -Apenas o Lula presidente conseguiu salvar o Brasil do desastre preconizado pelo Lula candidato-, observou.
O líder do PSDB afirmou que as políticas sociais do governo, que deveriam ser o ponto alto da administração, patinam e não saem do lugar. Segundo ele, unificar os programas Bolsa Escola e Bolsa Alimentação, que já funcionavam a contento no governo Fernando Henrique Cardoso, não pode ser chamado de -êxito espetacular-.
Arthur Virgílio disse, ainda, que a aprovação das reformas tributária e previdenciária não pode ser considerada um grande feito, uma vez que, a cada rodada de negociações, elas murcham e se desfiguram.
24/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio: "Oposição está unida"
Arthur Virgílio diz que oposição não abre mão de cargos em CPI
Acordo fortalece oposição, diz Arthur Virgílio
Arthur Virgílio diz que oposição não vota sem regulamentação de CPIs
Arthur Virgílio anuncia que oposição se mantém em obstrução
Arthur Virgílio: oposição votará projetos do pré-sal só depois de debatê-los