Oposição pedirá indiciamento de Dilma Rousseff



Em entrevista após reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Cartões Corporativos, nesta terça-feira (3), os deputados Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Índio da Costa (DEM-RJ) informaram que apresentarão, nesta quinta-feira (5), votos em separado ao relatório final do deputado Luiz Sérgio (PT-RJ). Ambos os parlamentares discordam do teor do relatório e adiantaram que, em seus votos, pedirão ao Ministério Público o indiciamento da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e de outros envolvidos no caso do suposto dossiê sobre gastos com cartões corporativos do governo Fernando Henrique Cardoso.

Carlos Sampaio garantiu que pedirá ainda o indiciamento de outros ministros, como Orlando Silva (do Esporte) e Altemir Gregolim (da Pesca), além de pretender indiciar vários ecônomos (servidores que usam cartões corporativos) suspeitos de cometer irregularidades. Índio da Costa afirmou que pedirá indiciamento de ministros e servidores por crimes como peculato e improbidade.

- A oposição não deixará a CPI Mista acabar dessa maneira - afirmou Índio da Costa.

O deputado pelo Democratas disse não fazer diferença para o Ministério Público qual dos relatórios será aprovado na comissão. Segundo afirmou, os votos em separado, mesmo se forem rejeitados pelos parlamentares, uma vez que a oposição é minoria na comissão, serão encaminhados à instituição e terão para o Ministério Público o mesmo peso que o relatório de Luiz Sérgio.

- O Ministério Público não depende de votação aqui. Para o Ministério Público, o que interessa é se as denúncias estão bem embasadas - disse Índio da Costa.

Durante a reunião, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) sugeriu aos parlamentares oposicionistas que se tente chegar a um acordo para incluir propostas da oposição no relatório do deputado Luiz Sérgio. Dessa forma, não seria necessário haver votos em separado.

- Podemos incorporar questões dos dois outros relatórios e ir em direção a algo que possa ser um avanço para o Brasil - comentou Paulo Teixeira.

A presidente da comissão, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), destacou que as sugestões que não entraram no relatório final poderão ser também apresentadas na forma de projeto de lei.



03/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Voto em separado pede indiciamento de Dilma Rousseff

Voto em separado da oposição pedia indiciamento de Dilma e de mais 472 servidores

Oposição quer que Dilma Rousseff se explique ao Congresso

Oposição critica propostas da presidente Dilma Rousseff

Alvaro Dias rejeita convite da presidente Dilma Rousseff para conversa entre governo e oposição

Para Ideli Salvatti, oposição usa ex-secretária da Receita para constranger Dilma Rousseff