Os próximos passos da tramitação da reforma da Previdência



Assim que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) concluir a votação do relatório do senador Tião Viana (PT-AC), a matéria segue para Plenário, onde tem votação em primeiro turno marcada para a próxima terça-feira (25).

O primeiro turno é o momento em que o mérito da proposta é discutido por todos os senadores. No segundo turno, não cabem mais discussões acerca de alterações ao mérito da proposta, mas apenas quanto à forma da PEC. Nesse sentido, não são admitidas emendas que alterem o espírito da proposta, mas apenas a sua redação. Se houver emendas, a CCJ será chamada mais uma vez a dar sua opinião.

No caso de o relatório de Tião Viana ser mantido e a PEC 67/03 seguir sua tramitação no Senado sem modificações ao texto aprovado pelos deputados nas votações em primeiro e segundo turno, a matéria não precisará passar por nova votação na Câmara. Ou seja, ao final da tramitação no Senado a proposta estará pronta para ser promulgada, como emenda à Constituição, pelas Mesas das duas Casas.




19/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Demóstenes informa próximos passos da reforma eleitoral

112 emendas à reforma da Previdência terão tramitação à parte

Líderes divergem sobre tramitação de PEC paralela à reforma da Previdência

Reforma da Previdência encontra mais obstáculos na tramitação, afirma senador Reginaldo Duarte

CPI dos Sanguessugas decide próximos passos em 1º de agosto

Conselho de Ética decide nesta quarta próximos passos