Osmar: desemprego foi o maior problema da década



Em discurso nesta quinta-feira (16), o senador Osmar Dias (PDT-PR) mostrou-se alarmado com recente análise feita pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) segundo a qual o maior problema brasileiro na última década foi o desemprego, e, no século, a distribuição de renda. A análise do Dieese baseou-se em dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Osmar Dias informou que no Paraná, por exemplo, de acordo com o trabalho do Dieese, nada menos do que 547.636 mil pessoas estão desempregadas, representando 11,95% da população. "É o desastre social", observou o senador, ao atribuir como causas do desemprego o baixo crescimento da economia, o aumento da produtividade sem a devida redução da jornada de trabalho, a abertura da economia, as altas taxas de juros e a elevada carga tributária.

O senador registrou ainda, com base no estudo do Dieese, que 19% dos empregos no Paraná são gerados pelo setor agropecuário. Em seguida, vêm os do comércio (18%), da indústria (16%), dos serviços domésticos (7%), das instituições financeiras (7%) e da construção civil (6%).

Osmar Dias informou também que o Paraná, atualmente, produz ¼ da produção brasileira de grãos, "o que demonstra que o Paraná tem vocação agrícola". Por isso, defendeu o fortalecimento da atividade no estado, por meio da alocação de maiores recursos federais e de uma política voltada para o crescimento industrial.



16/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY DESTACA GRAVIDADE DO PROBLEMA DO DESEMPREGO

Agropecuária é o setor com maior crescimento na última década

Demanda aérea doméstica de dezembro foi a maior da última década

OSMAR DIAS ELOGIA AÇÃO DE FHC EM PROBLEMA NA BOLÍVIA

Paim considera o desemprego como o pior problema do Brasil de hoje

Riedel defende mais investimentos em cooperativas para diminuir problema do desemprego