SUPLICY DESTACA GRAVIDADE DO PROBLEMA DO DESEMPREGO



A propósito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou hoje (dia 10) a gravidade do problema de desemprego, especialmente entre as mulheres negras. Ele citou pesquisa do IBGE que aponta um índice de desemprego da ordem de 7,25% em janeiro, sendo que a taxa referente às mulheres é 8%, enquanto para os homens é pouco mais de 6%.

Lembrando que o atual governo teve apenas uma mulher na equipe ministerial- Dorothéa Werneck foi a primeira titular da pasta da Indústria e do Comércio - Eduardo Suplicy disse que o presidente Fernando Henrique Cardoso deveria aproveitar a reforma ministerial, que poderá promover uma renovação de 1/3 de seus membros, para indicar mulheres.

- O presidente Fernando Henrique Cardoso deveria levar em conta a importância de ter mulheres no seu Ministério e não apenas estar dizendo que, quem sabe, um dia, mais tarde, poderão as mulheres ocupar em igualdade de condições os postos de ministro - afirmou.

O senador aproveitou a oportunidade para expressar sua solidariedade a duas mulheres que, na sua opinião, marcaram a história das Américas e da humanidade: Hortênsia Allende, viúva do ex-presidente Salvador Allende, do Chile, e sua filha, a deputada federal Isabel Allende, que visitou o Brasil no mês passado.

Eduardo Suplicy comentou também as recentes manifestações no Chile, onde o povo foi às ruas protestar contra o fato de que o general Augusto Pinochet, na condição de ex-presidente à frente do poder por mais de seis anos, tenha o privilégio de ocupar o cargo de senador vitalício no Congresso chileno.

Considerando que existem em tramitação no Brasil projetos que criam o cargo de senador vitalício para que ex-presidentes possam ocupar cadeiras no Legislativo, Suplicy alertou que esse tipo de proposta não ajudará a Democracia brasileira,como não está ajudando atualmente ao Chile.



10/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY ALERTA PARA GRAVIDADE DO INCÊNDIO FLORESTAL EM RORAIMA

Osmar: desemprego foi o maior problema da década

Paim considera o desemprego como o pior problema do Brasil de hoje

Riedel defende mais investimentos em cooperativas para diminuir problema do desemprego

Suplicy relata problema no Teatro Oficina

SUPLICY SE ALARMA COM ESTATÍSTICAS DE DESEMPREGO