OSMAR DIAS ELOGIA AÇÃO DE FHC EM PROBLEMA NA BOLÍVIA



O senador Osmar Dias (PSDB-PR) destacou hoje (dia 5) a vitória do presidente Fernando Henrique Cardoso e dos ministros das Relações Exteriores e da Justiça na solução de um conflito resultante da compra de terras por brasileiros na Bolívia.

- Foi muito rápida a ação do governo federal, sem esquecer o papel do embaixador brasileiro na Bolívia, para evitar o que seria uma verdadeira injustiça contra brasileiros - resumiu.

Conforme Osmar Dias, em 1994, 72 agricultores do Paraná compraram terras na Bolívia, dando início a culturas que propiciaram empregos para dezenas de bolivianos. Mas, no último mês de julho, foram surpreendidos pela ação de um grupo mafioso que conseguiu de um juiz da Suprema Corte de Justiça daquele país uma sentença determinando que a terra lhe pertencia. A quadrilha, segundo o senador, valera-se de documentos falsos para conseguir a propriedade da terra.

Ele informou ter pedido a interferência do governo brasileiro, para assinalar que, no último dia 25, em reunião com o presidente da Bolívia, o presidente Fernando Henrique Cardoso conseguiu daquele governante uma decisão favorável aos brasileiros. A Justiça boliviana então decidiu devolver aos brasileiros as terras ilegalmente transferidas para a máfia.

- Corrigiu-se uma injustiça e eu cumprimento o governo brasileiro pela rapidez e eficiência -disse Osmar Dias, que elogiou sobretudo a atuação do ministro Iris Rezende no episódio.



05/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias defende solução para problema gerado pela privatização do Banco do Paraná, há dez anos

OSMAR DIAS QUER AÇÃO DA CAE NAS ANTECIPAÇÕES DE RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS

Osmar Dias pede ação do governo no combate às invasões no campo

Osmar Dias defende ação na OMC contra subsídios norte-americanos

Alvaro Dias elogia declaração de Serra sobre conivência da Bolívia com tráfico de drogas

Osmar Dias elogia inclusão na pauta de projeto que beneficia os municípios