Osmar Dias alerta para queda do desempenho industrial do Paraná



O senador Osmar Dias (PDT-PR) manifestou em Plenário nesta terça-feira (11) sua preocupação com o desempenho negativo da indústria do Paraná, principalmente nos dez meses anteriores a maio de 2006, mês em que o estado apresentou uma leve reação no setor.

Segundo informou Osmar Dias em seu pronunciamento, a indústria do estado amargou, no período pesquisado, queda de 4,3%, colocando-se em último lugar entre os estados que apresentaram maior expansão industrial. Entre eles, o Pará apareceu em primeiro lugar, com 14% de crescimento nos últimos12 meses. O senador assinalou ainda que, em um ano, a média nacional do crescimento industrial atingiu 4,8%, enquanto a do Paraná registrou queda de 3%.

O fato, segundo analisou, é decorrente, em parte, da crise que se instalou na pecuária paranaense após o anúncio pelo próprio governo do Paraná, no ano passado, de um suposto surto de febre aftosa no rebanho bovino local, o que não foi confirmado.

- Houve rejeição à carne do Paraná e o resultado foi a queda nas vendas, contribuindo para a redução da atividade industrial com derivados do produto - disse, acrescentando que somente no município de Londrina o setor apresentou queda de 27%em um ano.

Osmar Dias também anunciou, em seu discurso, que aceitou a indicação do PDT para ser candidato a governador do Paraná e afirmou que fará a campanha ainda em recuperação de uma cirurgia. Registrou, ainda, que durante o período em que esteve internado, ocorreu o falecimento do seu pai, Silvino Fernandes Dias.

11/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias analisa desempenho do Paraná em metas da ONU

Osmar Dias alerta para conflito entre índios e proprietários rurais em Umuarama, no Paraná

Osmar Dias cobra segurança para municípios do sudoeste do Paraná

Osmar Dias pede solução para bloqueio das contas do Paraná

Osmar Dias defende compensação pela Lei Kandir para o Paraná

Osmar Dias critica isenção de ICMS até 2009 para montadoras do Paraná