Osmar Dias defende compensação pela Lei Kandir para o Paraná



O senador Osmar Dias (PDT-PR) defendeu nesta terça-feira (18) a concessão de compensações financeiras ao Paraná, por conta das perdas de arrecadação causadas pela Lei Kandir, a qual desonera as exportações de matérias-primas e produtos semimanufaturados. Mas ele ressaltou não acreditar que tal compensação possa ser feita por meio do aumento da arrecadação tributária. Essa seria, segundo o parlamentar, uma das propostas do governo federal.

- É difícil acreditar nisso, pois o governo só tem aumentado sua arrecadação por meio de medidas provisórias e leis aprovadas aqui no Congresso, e não por meio do aumento da produção e do crescimento econômico - argumentou o senador.

Osmar Dias destacou que, no ano passado, o Brasil registrou um crescimento muito menor que o de outros países. E que, neste ano, há previsões que estimam um crescimento ainda menor. O senador também afirmou que o Paraná, que exporta grãos e carnes, "vem sendo penalizado de forma brutal pela Lei Kandir".

As compensações dadas aos estados devido às desonerações permitidas pela Lei Kandir estão entre os pontos polêmicos dos debates que cercam a votação do Orçamento Geral da União deste ano.

18/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias defende solução para problema gerado pela privatização do Banco do Paraná, há dez anos

Osmar Dias defende educação em tempo integral no Paraná

Osmar Dias cobra segurança para municípios do sudoeste do Paraná

Osmar Dias pede solução para bloqueio das contas do Paraná

Osmar Dias alerta para queda do desempenho industrial do Paraná

Osmar Dias critica isenção de ICMS até 2009 para montadoras do Paraná