Osmar Dias analisa desempenho do Paraná em metas da ONU



Apesar de problemas na área da saúde, o Paraná registrou avanços no cumprimento de 11 metas fixadas no ano 2000 pela Organização das Nações Unidas pra cumprimento até 2015, de acordo com o senador Osmar Dias (PDT-PR). Os 11 objetivos assumidos pelos estados visam a melhorar as condições de vida da população.

- Mesmo com toda a crise que se abateu sobre a economia nesses últimos meses, apesar da última crise no setor de saúde, nós não podemos deixar de reconhecer que tivemos avanços. Então, temos que considerar o seguinte: quais políticas públicas estão contribuindo para esses avanços? Essas têm que ser mantidas. Quais aquelas que devem ser colocadas em prática para que esses avanços possam aumentar? Essas devem ser incluídas - analisou Osmar Dias.

O parlamentar disse que as metas estabelecidas para o Paraná foram assumidas pelos governos municipais, pelo governo estadual e pelas entidades da sociedade civil. Segundo Osmar Dias, a integração das forças da sociedade civil organizada com os governos municipais, estadual e federal deu mais dinamismo ao processo.

Das 11 metas, o senador destacou quatro que já foram atingidas, ou praticamente atingidas. A primeira foi reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população com renda abaixo da linha da pobreza. O Paraná atingiu o patamar de 57%, com exceção de uma região, o centro-sul.

O estado também já superou a meta de reduzir pela metade a proporção da população que sofre de fome, tendo chegado ao percentual de 87% em praticamente todas as regiões. Outra meta praticamente atendida foi eliminar a disparidade entre os sexos em todos os níveis de ensino, embora não tenha sido atingida na região centro oriental do estado.

Uma meta plenamente atingida, e com sobra, foi a de reduzir à metade a proporção da população sem acesso sustentável a água potável segura. O Paraná atingiu esse objetivo em todas as regiões a uma taxa de 65% da população.

Mas, reconheceu o senador, o Paraná ainda não conseguiu, por exemplo, diminuir em dois terços a mortalidade infantil para o grupo das crianças menores do que cinco anos. A taxa desejável para 2015 é de 66,7% de sobreviventes, mas o estado não passou dos 50%.

- Nas regiões centro-sul, noroeste, centro-norte, oeste e sudoeste teremos dificuldade, se não houver uma mudança de atitude e de políticas públicas que possam acelerar o alcance deste objetivo - advertiu o parlamentar.

No quesito "reduzir em três quartos a taxa de mortalidade materna" o Paraná não foi bem, conforme o parlamentar nas regiões centro-ocidental, centro-oriental, noroeste, norte pioneiro, sudeste e sudoeste, além da a região metropolitana de Curitiba.

- Aqui está o maior desafio dos próximos anos: ou seja, a redução da mortalidade infantil e a redução da mortalidade materna - definiu Osmar Dias.

O senador lembrou as sugestões dos especialistas no sentido de resolver esses problemas instalando equipamentos médicos e contratando profissionais de saúde treinados, especializados, com equipes nos hospitais regionais para acompanhamento das mulheres da gestação ao parto.

Também não se atingiu a meta de deter e reverter a propagação de doenças como Aids, malária e, agora, a gripe A. No estado, já foram registradas 39 mortes e 3 mil casos de pessoas com o diagnóstico positivo.

- Um dos maiores desafios que nós teremos será a estruturação do serviço de saúde pública, com investimentos pesados. Não adianta apenas a construção de hospitais. Não resolverá o problema a instalação de novos postos de saúde. Mas nós temos que contar com a iniciativa privada, com experiências que estão dando certo, no sentido de se fazer consórcios para que esses hospitais possam ser administrados por médicos que receberão por prestação de serviços, sem terem a necessidade de contratação pelo estado - receitou o parlamentar.

Por fim, o senador alertou para o fato de que, no Paraná, 218 dos 399 municípios perderam população nos últimos 20 anos. Ele acha que isso denota a necessidade de descentralização e regionalização das políticas públicas.



11/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias alerta para queda do desempenho industrial do Paraná

Osmar Dias pede fim da violência no Paraná

Osmar Dias critica governador do Paraná

OSMAR DIAS ESCLARECE ANTECIPAÇÃO DE ROYALTIES DO PARANÁ

OSMAR DIAS QUER ESCLARECER EMPRÉSTIMO NO PARANÁ

OSMAR DIAS TEM CÓPIA DO ACORDO DO PARANÁ COM A RENAULT