Projeto de Osmar Dias obriga hospitais a terem comissão para captação de órgãos



Projeto (PLS 347/07) do senador Osmar Dias (PDT-PR) obriga hospitais com mais de 80 leitos, ou que disponham de unidades de emergência ou de tratamento intensivo, a manter Comissão de Captação e Doação de Órgãos. A proposta tem como relator o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e tramita em decisão terminativa na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Com a proposição, Osmar Dias quer alterar a Lei 9.434/97, que trata da remoção de órgãos para transplante. Na justificação da matéria, o parlamentar argumenta que uma das causas da redução do número de transplantes realizados e da produtividade do programa mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a insuficiente organização dos hospitais nos quais se encontram os doadores potenciais.

No texto do projeto, o senador estabelece que a comissão deve ser composta por profissionais do quadro da instituição e ter por finalidade "identificar possíveis doadores de órgãos, tecidos ou partes do corpo para fins de transplante ou tratamento entre os pacientes internados, fazer contato com seus familiares com o objetivo de obter autorização para doação, manter os meios de comunicação permanente com as centrais de notificação, captação e distribuição de órgãos da unidade federada em que se localizam e outros definidos pela autoridade sanitária, na forma do regulamento".

31/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hospitais terão de criar comissão de captação de órgãos, estabelece projeto de Osmar Dias

Osmar Dias apresenta projeto para melhorar a captação de órgãos para transplante

Projeto de Osmar Dias obriga governo a investir em habitação popular

CAS EXAMINA PROJETO QUE AMPLIA CAPTAÇÃO DE RECURSOS POR HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

Plenário vota projeto que permite captação de recursos por hospitais universitários

Pronta para votação na CE proposta que obriga escolas a terem bibliotecas