Osmar Dias defende manutenção de incentivos à cultura



O presidente da Comissão de Educação (CE), senador Osmar Dias (PDT-PR), disse que vai se empenhar, durante a discussão e votação da reforma tributária que começa a tramitar no Senado, para que os incentivos à cultura, ao desporto, à ciência e à comunicação sejam mantidos.

- Ninguém tem o direito de acabar com o incentivo a um dos setores mais importantes em qualquer sociedade e que mexe com a população, com destaque para a cultura - afirmou Osmar Dias, ao informar que vai iniciar a coleta de assinatura entre os senadores para apresentação de uma emenda ao texto da reforma, com o objetivo de preservar o incentivo cultural.

Ele fez o anúncio ao final da audiência pública conjunta da Comissão de Educação e da Subcomissão de Cinema, Comunicação e Informática, que reuniu nesta quarta-feira (1°) representantes de entidades de comunicação para discutir o impacto da reforma tributária no setor.

O senador Hélio Costa (PMDB-MG) observou que os meios de comunicação estão em crise e, por isso, defendeu a abertura de linhas de crédito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ajudar as empresas.

A senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) concordou com Hélio Costa e disse que a comunicação é um setor estratégico para o desenvolvimento do país e, como tal, deve ser amparado. Por isso também defendeu o apoio do BNDES ao setor.

O senador Roberto Saturnino (PT-RJ), presidente da Subcomissão de Cinema, Comunicação e Informática, disse que a crise por que passa o país nos vários setores, entre os quais o de comunicação, tem um motivo: o país não cresce há anos. A seu ver, somente a retomada do crescimento econômico poderá trazer a revitalização do país como um todo.



01/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA DEFENDE MANUTENÇÃO DE INCENTIVOS FISCAIS Á CULTURA

Osmar Dias defende incentivos fiscais para biodiesel

Osmar Dias defende manutenção e ampliação do Bolsa-Família

Osmar Dias condena manutenção da tabela de IRPF

Osmar Dias quer mais incentivos para pequenas empresas

Vanessa Grazziotin defende manutenção de incentivos fiscais pela Zona Franca