Osmar Dias defende manutenção e ampliação do Bolsa-Família



O senador Osmar Dias (PDT-PR) defendeu, nesta quarta-feira (24), a manutenção do programa Bolsa-Família, citando pesquisa do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) sobre como os beneficiários do programa utilizam o dinheiro que recebem. Segundo a pesquisa, 87% das famílias beneficiadas gastam a maior parte do dinheiro com comida; 46,5% com material escolar; e 37% com vestuário.

- Nós falamos aqui de comida, escola e roupas. Tudo aquilo que o cidadão precisa para atender parte das suas necessidades básicas. Então, o Bolsa-Família é necessário, tem que continuar, ser ampliado e aperfeiçoado - disse o senador.

Osmar Dias relatou que, em suas viagens pelo interior de seu estado, o Paraná, pode perceber que a maior preocupação das pessoas é com a segurança alimentar, o que significa, afirmou, emprego com carteira assinada, salário, e a possibilidade de sustento da minha família por meio do trabalho. Assinalou que, como muitas pessoas não conseguem realizar o sonho da carteira de trabalho assinada e têm uma renda muito baixa, conseguem através do Bolsa-Família "pelo menos levar comida para casa".

O senador observou, no entanto, que a família beneficiária do Bolsa-Família que tem um jovem, precisa ter como prioridade para esse jovem um curso de capacitação profissional para que possa, no futuro, se livrar da dependência de um programa social. Nesse sentido, defendeu a instituição, no Paraná, de núcleos de profissionalização e capacitação para oferecer oportunidades a esses jovens.

Osmar Dias disse, ainda, que o debate eleitoral no Paraná deveria sair do "bate-boca" e se concentrar em temas importantes como a infraestrutura do estado, que precisa continuar se modernizando.



24/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá defende ampliação do Bolsa-Família

Osmar Dias comemora mudança nos critérios de concessão do Bolsa-Família

Osmar Dias comemora mudança nos critérios de concessão do Bolsa-Família

Osmar Dias sugere capacitação de jovens como porta de saída para Bolsa Família

Osmar Dias defende manutenção de incentivos à cultura

Gasto com publicidade daria para atender 27 milhões de família no Bolsa-Família, diz Alvaro Dias