Osmar Dias quer mais incentivos para pequenas empresas



O senador Osmar Dias (PSDB-PR) pediu apoio dos senadores a projeto de lei que apresentará com objetivo de combater o desemprego e promover a segurança pública ao fixar homem no interior e descentralizar o desenvolvimento. Caso o projeto seja aprovado, isso será feito, conforme anunciou Dias em discurso no plenário nesta quinta-feira (dia 3), com a obrigatoriedade de os bancos públicos federais aplicarem 50% dos recursos ativos disponíveis para empréstimos em micro, pequenas e médias empresas.

- Nas cidades, 60% dos empregos estão nas pequenas, micros e médias empresas, então, temos que apoiar empresas desse porte. Nelas, 10 mil dólares geram um posto de trabalho. Nas grandes são precisos 100 mil dólares - afirmou

O senador acredita que o incentivo às pequenas empresas garantirá o crescimento econômico nas cidades do interior, o que diminuirá o êxodo para as grandes cidades. O projeto de Dias prevê ainda que os financiamentos concedidos terão encargos financeiros de até 12% ao ano e, caso haja sobra de recursos, os bancos ficarão livres para aplicar em outros empreendimentos. Na opinião de Osmar Dias, é importante que o governo federal incentive as micro, pequenas e médias empresas com programas nos moldes do Brasil Empreendedor e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Dias citou como exemplo especialmente o Pronaf, segundo ele responsável pela criação e manutenção de 500 mil empregos todos os anos, o que o credencia como principal programa de geração de empregos no governo Fernando Henrique Cardoso. O senador considera o problema do êxodo rural um dos mais graves do país e citou como exemplo o Paraná, onde a capital, Curitiba, alcançou o posto de terceira cidade com maior número de favelas no Brasil. Acrescentou que há previsões segundo as quais em 15 anos, 50% da população do Paraná estará vivendo nos 15 maiores municípios do estado. "A solução está no interior, as grandes cidades não estão preparadas para receber tanta gente", disse.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) afirmou que as grandes cidades não têm como se preparar para o aumento de intensidade de habitantes, ao mesmo tempo que as cidades do interior têm dificuldade para oferecer empregos para as pessoas. O senador Ricardo Santos (PSDB-ES) informou que 50% da população do Espírito Santo está em seis municípios da grande Vitória.

03/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias quer 50% dos recursos do BNDES para micro e pequenas empresas

Osmar Dias propõe empréstimos diferenciados para pequenas empresas

Osmar Dias defende investimentos nas pequenas empresas para geração de empregos

Osmar Dias propõe mudança na classificação de micro e pequenas empresas para fins tributários

PATROCÍNIO QUER INCENTIVOS ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Projeto de Osmar Dias estimula fortalecimento de pequenas empresas