Osmar Dias deixa oficialmente o PSDB



O senador Osmar Dias (sem partido-PR) anunciou nesta quarta-feira (dia 27) que está desligando-se oficialmente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Ele enviou uma carta ao juiz eleitoral de Maringá, cidade onde tem domicílio eleitoral, pedindo o desligamento em caráter definitivo.

Osmar Dias informou ter tomado a decisão após o partido ter-lhe exigido de "forma arbitrária, autoritária e incoerente" a retirada da assinatura que ele e o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) deram no requerimento de instalação da CPI da Corrupção.

- Foi uma intromissão indevida da direção do PSDB nacional. Não sou senador de Fernando Henrique Cardoso nem de José Aníbal (deputado, presidente do PSDB), sou senador eleito pelo povo do Paraná. O PSDB nacional se mistura demais com o governo, assim cometeu esta atitude arbitrária - disse. Osmar Dias afirmou que decidiu não submeter seu caso a exame do conselho de ética do PSDB, conforme determinou a direção nacional do partido, daí ter deixado a agremiação.

O senador contou que o desligamento foi motivado pela contradição entre o estatuto do PSDB, onde é afirmado que este seria "o partido da ética, da moralidade e do combate à corrupção", e o fato de ser impedido de continuar no partido por ter assinado "uma CPI para investigar corrupção no governo, porque o presidente Fernando Henrique considera que a CPI pode prejudicar o Brasil". Osmar Dias leu trecho de discurso feito pelo então senador Fernando Henrique, em 1988, apoiando criação de uma CPI para investigar denúncias de corrupção no governo José Sarney.

Osmar Dias encerrou o discurso dizendo que o PSDB está utilizando o símbolo errado em sua representação. "Quem enfia a cabeça na terra não é o tucano, é o avestruz. Todos os cidadãos querem ver investigadas as denúncias de corrupção no governo Fernando Henrique", disse. Ele afirmou que, de agora em diante, estará livre para escolher um partido que permita que ele assine o requerimento de criação da CPI da Corrupção.

27/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias lê manifesto do PSDB em apoio a Fernando Henrique

OSMAR DIAS LÊ NOTA DA EXECUTIVA DO PSDB EM DEFESA DO PRESIDENTE

Osmar Dias quer dar férias de 30 dias para empregado doméstico

Senadores apresentam voto de pesar pelo falecimento do pai de Alvaro Dias e Osmar Dias

Alvaro Dias diz que Tebet deixa referência de ética e honradez

Bráulio Dias deixa secretaria de biodiversidade para assumir cargo na ONU