Osmar Dias diz que exportador está pedindo socorro



O senador Osmar Dias (PDT-PR) calcula que o Brasil já tenha perdido US$ 1 bilhão em exportações por conta das dificuldades de financiamento externo aos exportadores e pelo aumento dos subsídios concedidos pelo governo dos Estados Unidos e por alguns países da Europa a determinados produtos, além de tarifas alfandegárias, como por exemplo os 70% impostos na Europa ao frango brasileiro.

O senador disse que o governo precisa liberar urgentemente os prometidos R$ 4 bilhões de crédito, via Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para financiar exportações, além de editar o mais rápido possível a medida provisória que vai isentar do PIS/Pasep e Cofins os produtos destinados à exportação. Osmar Dias disse que tem visto de perto as dificuldades por que passam, principalmente, os agricultores, com a falta de crédito externo.

- Há uma falta de confiança generalizada para concessão de crédito ao Brasil - afirmou o senador.

Em uma análise mais ampla sobre os subsídios europeus à própria agricultura, principalmente na França, Osmar Dias lembrou que a agroindústria nesses países é uma tradição cultural.

- Os franceses zelam pelo que chamam de -segurança alimentar-, e vão proteger sempre seus agricultores. Mesmo nas grandes cidades francesas, as pessoas têm parentes na agricultura ou alguma ligação com o campo, sem falar no orgulho nacional pelos seus produtos como a trufa, a uva, os vinhos e os queijos. Jamais vão permitir qualquer risco a esse tipo de atividade - disse.

Osmar Dias lamentou que no Brasil não se tenha o mesmo zelo, o mesmo cuidado e o mesmo interesse cultural pelos produtos agrícolas e agroindustriais.



21/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


OSMAR DIAS PEDE "SOCORRO" PARA EVITAR ENTREGA DA COPEL AO BANCO ITAÚ

Osmar Dias: produtores de trigo e milho enfrentam grave crise, mas o 'governo não está nem aí'

Osmar Dias manifesta indignação diante de passeata prevista para esta terça-feira

Osmar Dias quer dar férias de 30 dias para empregado doméstico

Senadores apresentam voto de pesar pelo falecimento do pai de Alvaro Dias e Osmar Dias

Osmar Dias é contra flexibilização da CLT