Osmar Dias festeja aumento real de 46% no salário mínimo desde 2003



O senador Osmar Dias (PDT-PR) citou dados publicados pelo jornal Folha de S. Paulo segundo os quais o salário mínimo teve um aumento real de 46,05% entre 2003 e 2009. Somente o reajuste em vigor desde o último dia 1º, de 12,05% de aumento nominal e 6,39% de aumento real, irá irrigar a economia brasileira com mais R$ 23 bilhões, disse o senador, citando o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, de seu partido.

- O aumento do salário mínimo não beneficiará apenas os 40 milhões de trabalhadores da ativa e aposentados que ganham o salário mínimo, mas todos os trabalhadores que dependem do aumento do comércio e da produção no país - afirmou Osmar Dias, em pronunciamento pela liderança do PDT.

Osmar Dias lembrou ter sido o relator, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 42/07, de autoria do Poder Executivo, que trata da valorização do salário mínimo entre 2008 e 2023. Esse projeto recebeu, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), emenda do senador Paulo Paim (PT-RS) que, em aparte, parabenizou o colega pelo pronunciamento.

Osmar Dias defendeu a aprovação, pelo Senado, de reformas que aumentem a produção e, consequentemente, a geração de empregos. Citou, como exemplo, o aumento do limite de faturamento para empresas que aderem ao Supersimples, hoje de R$ 2,4 milhões. O senador lembrou que essas empresas são responsáveis por 60% dos empregos gerados no país.

- Se as empresas aumentarem o faturamento, saem do Simples e vão pagar mais imposto. Então, elas não crescem e vão para a informalidade. O governo não coleta impostos e os empresários não podem dar mais empregos formais - disse Osmar Dias, que recebeu o apoio do senador Adelmir Santana (DEM-DF).

Ao iniciar seu pronunciamento, Osmar Dias protestou contra a indefinição sobre a eleição dos presidentes das comissões temáticas do Senado Federal.



17/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


LDO garante aumento real para salário mínimo

Agripino quer previsão na LDO para aumento real do salário mínimo

Jucá propõe aumento real do salário mínimo nos próximos anos

Comissão aprova parecer da LDO mantendo aumento real para o salário mínimo

Sem aumento real do salário mínimo a pobreza não será combatida, diz Paulo Paim

ARRUDA DEFENDE ACORDO SUPRAPARTIDÁRIO PARA AUMENTO REAL DO SALÁRIO MÍNIMO