OSMAR DIAS HOMENAGEIA FLORESTAN FERNANDES



O senador Osmar Dias (PSDB-PR) inaugurou nesta quarta feira (dia 4) a galeria com os retratos dos senadores que ocuparam a presidência da Comissão de Assuntos Sociais. A sala da comissão recebeu o nome de Florestan Fernandes, em homenagem ao mestre, sociólogo, intelectual e político, morto em 1995, criador de toda uma escola de análise da sociedade brasileira e que formou estudiosos como Fernando Henrique Cardoso e Octávio Ianni.
Osmar Dias lembrou o sociólogo nascido em 1920, em São Paulo, que ingressou na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) para cursar Ciências Sociais e teve como mestres Claude Lévi-Strauss, Herbert Baldus e Roger Bastide. Florestan foi militante clandestino do Partido Social Revolucionário (PSR) em 1943. No mesmo ano, começou a carreira de docente na Escola de Livre Sociologia e Política, concluiu o mestrado com a tese A organização social do tupinambá e tornou-se doutor da USP com a tese A função social da guerra na sociedade tupinambá.
-Florestan estabelecia um elo entre o saber sociológico e a forma como esse saber poderia ser utilizado para melhorar a sociedade, com a superação dos problemas nacionais- disse Osmar Dias, citando o crítico e escritor Antônio Cândido.
Osmar Dias lembrou também que Florestan Fernandes foi convidado pelo sociólogo Fernando Henrique Cardoso para participar do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Recusou, "por não querer viver com dinheiro de fundações estrangeiras". Na política, aceitou o convite de Luís Inácio Lula da Silva candidatar-se a deputado federal nas eleições para o Congresso Constituinte, em 1986.
Florestan foi o primeiro brasileiro a receber o título de Doutor Honoris Causa em sociologia da Universidade de Coimbra. Segundo Osmar Dias, o velho mestre utilizava o método funcionalista, sistematizado por Durkheim, o compreensivo, formulado por Weber e o dialético, desenvolvido por Karl Marx. Foi membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e teve importante papel na consolidação e na reorientação da sociologia no país.

04/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim homenageia Florestan Fernandes

SENADO LAMENTA MORTE DE FLORESTAN FERNANDES

PLENÁRIO DA CAS DEVE GANHAR O NOME DE FLORESTAN FERNANDES

Senado aprova homenagens a museus e a Florestan Fernandes

Dia Nacional do Cientista Social será homenagem a Florestan Fernandes

Sociologia de Florestan Fernandes revelou o Brasil real, diz estudioso