Paim homenageia Florestan Fernandes
O senador Paulo Paim (PT-RS) prestou uma homenagem em Plenário, nesta segunda-feira (11), ao sociólogo e político Florestan Fernandes pela passagem dos 13 anos de seu falecimento.
Relembrando momentos de convivência com Florestan durante os trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte, em 1988, Paim destacou o papel importante desempenhado pelo intelectual na luta contra as desigualdades sociais e em defesa de um sistema de ensino público de qualidade no Brasil.
- Florestan defendeu com vigor suas idéias de um novo projeto de sociedade, ajudando na melhoria das condições de vida e de trabalho de negros, de índios, de caboclos e de pessoas com deficiência - disse.
Pessoas com Deficiência
Em seu pronunciamento, Paim parabenizou o Congressso Nacional pela promulgação, no dia 9 de julho, da Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Ele afirmou que o texto promulgado está em perfeita consonância com o Estatuto da Pessoa com Deficiência já aprovado por unanimidade pelo Senado.
Paim registrou ainda uma importante parceria firmada entre os Ministérios da Justiça e do Trabalho e Emprego visando a reintegração de ex-presidiários no mercado de trabalho por meio da economia solidária.
O parlamentar relatou também visita ao município gaúcho de Estância Velha, que recebeu em 2005 o Prêmio Gestor Público do Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas do Rio Grande do Sul em razão do projeto Almoço nas Escolas que beneficia elevado número de estudantes do município.
11/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
OSMAR DIAS HOMENAGEIA FLORESTAN FERNANDES
SENADO LAMENTA MORTE DE FLORESTAN FERNANDES
PLENÁRIO DA CAS DEVE GANHAR O NOME DE FLORESTAN FERNANDES
Senado aprova homenagens a museus e a Florestan Fernandes
Dia Nacional do Cientista Social será homenagem a Florestan Fernandes
Sociologia de Florestan Fernandes revelou o Brasil real, diz estudioso