Senado aprova homenagens a museus e a Florestan Fernandes
O Senado aprovou nesta terça-feira (4) dois projetos de lei que homenageiam os museus brasileiros e o falecido sociólogo Florestan Fernandes. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 14/06, do deputado André Costa (PDT-RJ), institui o ano de 2006 como o "Ano Nacional dos Museus". O PLC 25/06, de autoria do deputado Celso Russomano (PP-SP), declara Florestan Fernandes "patrono da Sociologia brasileira". As duas propostas tiveram origem na Câmara dos Deputados, mas também necessitavam da aprovação, em turno único, do Senado.
O PLC 14/06 teve como relatora na Comissão de Educação (CE) a senadora Roseana Sarney (PFL-MA), que ressaltou ser um dever do Estado a tarefa de promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, conforme determina a Constituição. Ela também observou a função didática exercida pelos museus.
- No Brasil, país dotado de extraordinária diversidade cultural, os museus cumprem, também, a missão de documentar e perpetuar os testemunhos dessa diversidade, abrangendo os bens culturais materiais e imateriais, sejam provenientes das expressões ditas cultas, sejam das populares - frisou.
Já o PLC 25/06, que também passou pela aprovação da Comissão de Educação, teve como relator o senador Romeu Tuma (PFL-SP), que classificou Florestan Fernandes como um "exemplo de competência intelectual, dignidade e compromisso com a justiça social" e assinalou o que isso representa para as gerações futuras.
- A contribuição teórica de Florestan Fernandes é um patrimônio vivo da sociologia brasileira. As novas gerações de cientistas sociais, além de destacarem a importância e dignidade de sua biografia, vêem em seu legado intelectual um riquíssimo aparato conceitual para novas interpretações da complexa realidade social brasileira - afirmou.04/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
SENADO LAMENTA MORTE DE FLORESTAN FERNANDES
Paim homenageia Florestan Fernandes
OSMAR DIAS HOMENAGEIA FLORESTAN FERNANDES
PLENÁRIO DA CAS DEVE GANHAR O NOME DE FLORESTAN FERNANDES
Dia Nacional do Cientista Social será homenagem a Florestan Fernandes
Sociologia de Florestan Fernandes revelou o Brasil real, diz estudioso