Osmar Dias quer providências do governo contra espionagem agrícola



O governo brasileiro precisa saber os reais motivos que levaram um técnico norte-americano a recolher amostras de soja em Barreiras, oeste baiano, na semana passada, afirmou o senador Osmar Dias (PDT-PR). A denúncia foi feita por Jorge Salim Waquim, funcionário do Ministério da Agricultura, que levantou suspeitas de que o norte-americano Hossein El-Nashar teria espalhado pragas em lavouras sadias ou recolhido amostras para permitir a criação de barreiras sanitárias pelo governo dos Estados Unidos.

Osmar Dias disse que a segunda hipótese é mais plausível. Para ele, o governo deve exigir explicações oficiais das autoridades norte-americanas. O senador chamou atenção também para os riscos de que novas barreiras sanitárias tragam prejuízos aos exportadores brasileiros. As barreiras de caráter tarifário estabelecidas pelos Estados Unidos trouxeram nos últimos dez anos US$ 1,8 bilhão em perdas para os exportadores.

A questão das barreiras aos produtos brasileiros constituem, na avaliação de Osmar Dias, um ponto fundamental das discussões sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Mantidos os atuais termos propostos para o acordo, o país poderia perder US$ 4 bilhões em exportações, o que representa cerca de 240 mil empregos.

- Espero confiante que o governo Lula tenha a mesma posição assumida durante a campanha eleitoral: ou os Estados Unidos fazem uma revisão profunda ou teremos dificuldade de estabelecer este acordo - disse.



08/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cardozo será chamado à CRE para explicar providências contra espionagem

OSMAR DIAS QUER APURAÇÃO DAS DENÚNCIAS CONTRA GRECA E BUFARA

OSMAR DIAS PEDE PROVIDÊNCIAS EM RELAÇÃO AO MINISTÉRIO DO ESPORTE

OSMAR DIAS QUER TORNAR HEDIONDOS CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

OSMAR DIAS QUER AMPLIAR RELATÓRIO DO TCU SOBRE CONTAS DO GOVERNO

OSMAR DIAS QUER OBRIGAR GOVERNO A INVESTIR EM HABITAÇÃO POPULAR