Osmar Dias propõe isentar da cobrança de IR servidor licenciado para tratamento de moléstia grave



O senador Osmar Dias (PDT-PR) apresentou projeto de lei que isenta do imposto de renda da pessoa física a remuneração recebida pelos servidores públicos licenciados para o tratamento de moléstias classificadas na legislação federal como graves.

A proposta tramitará em conjunto com o PLS 325/08, do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que trata do mesmo assunto, se for aprovado em Plenário requerimento com esse objetivo. Ambas serão examinadas pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) - nesta, em decisão terminativa.

Osmar Dias explica, na justificação do projeto (PLS 356/08), que a legislação federal já libera, do pagamento do imposto de renda, portadores de doenças graves que estejam aposentados ou reformados, mas não o servidor da ativa que esteja licenciado pela mesma razão. Para o senador, trata-se de uma situação desigual ou injusta que ele pretende corrigir com o projeto de lei.

O senador pelo Paraná afirma que sua intenção foi uniformizar o sistema tributário, corrigindo algumas distorções e lacunas, mas sem prejudicar as pessoas que, de acordo com a legislação atual, têm direito ao benefício.



08/01/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi propõe isenção do imposto de renda para servidor licenciado para tratamento de doença grave

CAS aprova isenção de IR para servidor licenciado por doença grave

Tuma propõe isentar do imposto de renda aposentados por pneumonia grave

Osmar Dias: produtores de trigo e milho enfrentam grave crise, mas o 'governo não está nem aí'

Osmar Dias repudia cobrança de dívida relativa à venda do Banestado

OSMAR DIAS CONDENA COBRANÇA DE TAXA SOBRE PRODUTOS BRASILEIROS