Tuma propõe isentar do imposto de renda aposentados por pneumonia grave



Tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) projeto de lei do senador Romeu Tuma (PFL-SP) que inclui a pneumopatia grave entre as moléstias cujos portadores são beneficiados com a isenção do imposto de renda sobre seus proventos de aposentadoria ou reforma (se o doente for militar).

A proposta (PLS 37/06) altera a Lei 7.713/88, que especifica os casos que motivam a concessão desse benefício. Entre eles, estão as deficiências provocadas por acidente em serviço, alienação mental e tuberculose ativa.

Na justificativa, Romeu Tuma explica que o projeto foi motivado por uma carta enviada a seu gabinete por um cidadão. O autor da carta solicitou ao senador a inclusão dos que sofrem de "enfisema pulmonar grave" na lista dos beneficiados com a isenção do imposto de renda.

Tuma porém considerou mais apropriado utilizar a designação "pneumopatia grave", à semelhança do que determina o dispositivo legal em relação à "cardiopatia grave", à "hepatopatia grave" e à "nefropatia grave", segundo explica na justificativa.

As vítimas da pneumopatia grave, acrescentou Tuma, apresentam um quadro irreversível e de piora progressiva, que requer assistência intensa e consome recursos vultosos dos portadores e de seus familiares.



30/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi propõe isenção do imposto de renda para servidor licenciado para tratamento de doença grave

Osmar Dias propõe isentar da cobrança de IR servidor licenciado para tratamento de moléstia grave

Aposentado com doença grave do fígado poderá ficar isento do Imposto de Renda

Portadores de enfisema pulmonar grave poderão ficar isentos do pagamento do Imposto de Renda

Aposentados com 70 anos poderão ser isentos do imposto de renda

Aposentados com diabetes podem ter isenção de Imposto de Renda, define CAE