Osmar Dias quer mais portos secos e ferrovias no Paraná



Ao relatar visita ao interior de seu estado, durante a qual teve oportunidade de tomar conhecimento de importantes demandas dos municípios da região, o senador Osmar Dias (PDT-PR) defendeu a construção de portos secos no Paraná bem como a ampliação de sua malha ferroviária.

De acordo com o parlamentar, o desenvolvimento industrial de cidades-pólo como Londrina e Ponta Grossa, por exemplo, poderá ser acelerado com a implantação de mais portos secos, devido à desburocratização dos procedimentos de exportação e importação de mercadorias possibilitada através do funcionamento desses terminais terrestres de movimentação de cargas.

Ele reclamou da demora na apreciação pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do projeto de lei do Senado (PLS 327/06), de autoria do ex-senador João Alberto Souza, que dispõe sobre a movimentação e armazenagem de mercadorias importadas ou despachadas para exportação em portos secos.

Ferrovias

Osmar Dias chamou a atenção para importância da construção de um trecho de ferrovia ligando a cidade de Cascavel, em seu estado, até Maracajú, no Mato Grosso do Sul. Em sua opinião, tal obra, mesmo dependendo de recursos privados, somente poderá ser realizada se o Estado desempenhar o papel de articulador de investimentos financiados junto ao Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).



10/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito quer discussão sobre MP dos Portos Secos

OSMAR DIAS QUER ESCLARECER EMPRÉSTIMO NO PARANÁ

OSMAR DIAS QUER DISCUTIR COM LERNER ADMINISTRAÇÃO DO PARANÁ

Osmar Dias quer aprovação de projeto que anula dívida do extinto banco do Paraná

Bancada do Paraná quer jogos da Copa do Mundo de 2014 em Curitiba, informa Osmar Dias

Raupp defende mais investimentos em portos e ferrovias