Osmar Dias quer reforma tributária justa para municípios



O senador Osmar Dias (PDT-PR) afirmou em Plenário, nesta terça-feira (22), que a proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional não pode impor mais restrições financeiras aos municípios. No seu ponto de vista, a negociação em torno dessa reforma está sendo feita -ao gosto dos governadores-, mas os estados -não podem nem devem- isolar os prefeitos desse debate.

Conforme observou o representante do Paraná, os municípios vêm assumindo cada vez mais obrigações sem ter como contrapartida o aumento de receita.

- É hora de consertar esse equívoco na reforma tributária - sustentou, lembrando que os municípios só têm direito a 13% dos recursos da União.

Não bastasse a participação reduzida na arrecadação federal, Osmar Dias informou que esses entes federados enfrentaram queda de 10% nos repasses do tesouro Nacional para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e aumento nos gastos com transporte escolar, que vem consumindo cerca de 7% do orçamento municipal. Se a reforma tributária comprimir ainda mais as finanças municipais, o parlamentar acredita que as prefeituras vão acabar batendo às portas do palácio do governo.

- Queremos uma reforma tributária mais justa, em que todos paguem igual e se restabeleça a autonomia e a força necessária para cumprir os compromissos assumidos diante da população - defendeu, adiantando a intenção de apresentar emendas capazes de garantir um sistema tributário justo para os municípios.



22/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet homenageia Campo Grande e defende reforma tributária justa para estados e municípios

Maria do Carmo quer reforma tributária mais justa para estados

Osmar Dias defende reforma tributária

Osmar Dias defende reforma tributária que diminua imposto

Osmar Dias anuncia emendas que a CE apresentará à reforma tributária

Osmar Dias defende CPMF permanente condicionada à reforma tributária