Nova Lei das S.A. deve fortalecer mercado de ações



O projeto que altera a lei de das sociedades anônimas cria condições para que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) atue como agência reguladora do mercado de capitais. A proposta foi aprovada na última quarta-feira (dia 12) nas Comissões de Constituição e Justiça e de Assuntos Econômicos e, de acordo, com os senador José Agripino (PFL-RN) e Pedro Piva, relatores da matéria, significará a democratização da gestão das empresas de capital aberto, possibilitando maior participação dos acionistas minoritários.

O projeto, que está pronto para votação no Plenário, traz como principais alterações uma série de formas de proteção aos pequenos acionistas. Uma delas é a volta do mecanismo do tag-along, garantindo aos acionistas minoritários, no caso de venda do controle da companhia, um preço da sua ação, equivalente a 80% do preço negociado pelo majoritário, mediante oferta pública. Esse mecanismo, que existia na lei original, de 1976, foi retirado por iniciativa do governo, em 1997, para facilitar o programa de privatização.

Na hipótese de fechamento do capital os acionistas minoritários ficam protegidos através de mecanismo pelo qual 10% dos minoritários poderão pedir revisão do "preço justo" oferecido por suas ações, uma vez que esse conceito é bastante amplo e comporta uma série de critérios patrimoniais e de mercado.

A proporção, no capital social, entre as ações preferenciais (sem direito a voto) e ordinárias (com direito a voto) fica sendo de 50% para cada tipo, exigindo-se maior representatividade do capital social em ações com direito a voto, para que se possa obter o poder de mando na companhia. Essa relação, contudo, somente será válida para as novas companhias que abrirem seu capital a partir da vigência da nova lei das S.As.

Outra novidade é a previsão de novos crimes contra o mercado de capitais: o crime de manipulação do mercado, o de uso indevido de informação privilegiada e o de exercício irregular de cargo, profissão, atividade ou função.

14/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim: Brasil deve se preparar para fortalecer mercado interno

Aprovada nova lei para o mercado de ações

Governo realiza ações para fortalecer Conselhos Tutelares

Ana Amélia defende ações para fortalecer inovação na agricultura

Reunião debate ações para fortalecer cadeia produtiva do arroz

Juiz sugere fundo para fortalecer ações em defesa do consumidor