Paim: Brasil todo debate reajuste para aposentados



O senador Paulo Paim (PT-RS) disse nesta segunda-feira (9) que foi muito questionado em Goiânia, onde foi receber homenagem, sobre os projetos que tratam da Previdência e do reajuste para aposentados e pensionistas no mesmo percentual concedido ao salário mínimo e que aguardam votação na Câmara dos Deputados.

- Não tem uma cidade hoje no Brasil que não esteja debatendo a questão dos idosos, aposentados e pensionistas. Eu disse que não é apenas uma questão econômica, mas uma questão social e de direitos humanos - afirmou.

Paim assinalou que o assunto é de interesse de 190 milhões de brasileiros, pois quem não é aposentado sonha um dia se aposentar. Ele mencionou um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que apontou a existência de 13,3 milhões de idosos chefiando famílias e que em metade delas há um adulto com mais de 21 anos desempregado.

O senador assinalou que melhorar a aposentadoria ajuda o aquecimento da economia e a distribuição de renda. Ele disse que seus projetos visam promover a Justiça, pois os aposentados estão recebendo hoje a metade do que recebiam no momento em que se aposentaram. O senador ressaltou que, dos 27 milhões de benefícios emitidos, 69% são de um salário mínimo; 21% de um a três salários mínimos, correspondendo a 90% de todos os benefícios nessa faixa de valor.

- Não é correto dizer que o reajuste de 5% é para todas as aposentadorias. Não é verdade. É só para aqueles que ganham até quatro salários mínimos, eu diria 94% de todos os aposentados - afirmou.

O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) disse, em aparte, que é cético quanto ao tema, pois o governo federal não tem interesse em avançar nessa questão. Ele mencionou e repudiou e-mail de uma eleitora com críticas severas ao posicionamento de Paim. Na avaliação de Mesquita, Paim tem sido muito coerente e se não fossem suas iniciativas os projetos não estariam hoje em análise na Câmara.

O senador Sadi Cassol (PT-TO) disse ter certeza que o presidente Lula atenderá aos reclames dos aposentados.



09/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim promete todo o empenho para garantir os 16,67% de reajuste para aposentados

Paim defende reajuste de 16,6% para aposentados

Paim volta a defender reajuste para os aposentados

Paim vai reapresentar proposta de reajuste para aposentados

Paim volta a defender reajuste de 16,7% para aposentados

Paim diz confiar na aprovação do reajuste de 16,7% para aposentados