Paim cobra votação de projetos em favor de negros




O senador Paulo Paim (PT-RS) cobrou no Plenário, nesta sexta-feira (13), a votação de uma série de propostas em defesa da população negra. Uma delas é o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 180/08, da deputada Nice Lobão (DEM-MA), que estabelece cotas em escolas públicas para negros, indígenas, pessoas com deficiência e pobres.

Paim pediu também aos senadores que votem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 02/06, de sua autoria, que estabelece o Fundo de Promoção da Igualdade Racial, e o Projeto de Lei do Senado (PLS) 113/08, que cria o Centro de Integração Quilombola.

Ele fez um apelo também aos deputados: que deliberem sobre o Projeto de Lei (PL) 5352/05, já aprovado pelo Senado, que institui o Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra.

Outro apelo foi dirigido à presidente Dilma Rousseff, a quem pediu a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial. Depois de quase 20 anos de tramitação no Congresso, o estatuto virou lei, mas sua efetiva aplicação depende do regulamento a cargo do Executivo.

Em aparte a Paim, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que a libertação dos escravos, em 13 de maio de 1888, foi um passo importante, mas, para completar a abolição, é preciso garantir educação de qualidade para todos os brasileiros.



13/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Cândido cobra política social em favor de negros e índios

Ornélas pede que sejam aprovados projetos em favor dos negros

Paim cobra mais ação do governo a favor das exportações

Paulo Paim cobra medidas em favor da competitividade da indústria têxtil

Paim destaca projetos do PAC em favor do Rio Grande do Sul

Paim defende aprovação de projetos em favor de aposentados