Ornélas pede que sejam aprovados projetos em favor dos negros



Observando que, dos 54 milhões de brasileiros pobres, 33,7 milhões são afrodescendentes, o senador Waldeck Ornélas (PFL-BA) pediu nesta terça-feira (19) que sejam aprovados projetos de sua autoria e do senador José Sarney (PMDB-AP) destinados a garantir aos negros brasileiros a integração definitiva na sociedade.

- Quero apelar a todos os senadores para que aprovem essas leis que constituirão um marco definitivo na mudança de atitude do país em relação à população afrodescendente - pediu o parlamentar. Com a aprovação dessas mudanças, Waldeck Ornélas entende que, no próximo dia 21 de março, o Senado poderá efetivamente comemorar o Dia Mundial de Combate à Discriminação Racial. No seu entender, esta é a oportunidade de a Casa tomar a vanguarda na definição de uma política de ações afirmativas que visem à integração definitiva da população afrodescendente. Ele se referiu a projeto de sua autoria que estabelece prioridade para os descendentes de africanos nas bolsas de estudo filantrópicas, concedidas a título de assistência social a alunos carentes. Na opinião de Ornélas, esse é um recurso que precisa ser aproveitado para contemplar um contingente populacional "que tem sido tão prejudicado ao longo do tempo e que, sobretudo no acesso à universidade, tem enfrentado graves limitações". Waldeck Ornélas sustentou que enquanto houver um brasileiro afrodescendente, a ele deve ser dada prioridade na concessão dessas bolsas. O senador explicou que a proposta não tem qualquer conflito com a lei de responsabilidade fiscal, visto ser uma isenção já existente, à qual se está procurando dar uma destinação social justa e adequada.

O projeto do senador José Sarney, lembrou Ornélas, destina uma quota de 20% para a população negra nas vagas para cargos e empregos públicos existentes nos três níveis de governo, nos cursos de graduação e nos contratos do fundo de financiamento ao estudante de ensino superior.



19/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim cobra votação de projetos em favor de negros

Colombo pede que integrantes de conselho da TV pública sejam aprovados pelo Senado

Aprovados dois projetos que abrem créditos em favor da Eletrobrás

Coordenadora pede celeridade na votação de projetos em favor de crianças e adolescentes

Geraldo Cândido cobra política social em favor de negros e índios

Alvaro Dias quer que dirigentes de Itaipu sejam aprovados pelo Senado