Paim comemora eleição de Obama e projeto que beneficia aposentados



O senador Paulo Paim (PT-RS) celebrou, em discurso nesta quinta-feira (5), a eleição do primeiro negro para o cargo de presidente dos Estados Unidos. Ao classificar a eleição do democrata Barack Obama, que derrotou o republicano John McCain, de "mudança quase revolucionária", o parlamentar ressaltou que a escolha dos americanos está sendo bem-vista em todos os continentes e por cidadãos de variadas etnias e credos religiosos.

- O mundo está em festa. Nunca vi ou ouvi um presidente ser tão aplaudido no momento de sua eleição. Os tambores tocaram hoje na África, mas tocaram também na Europa, na Oceania, na Ásia e em toda a América - disse o parlamentar.

O senador relatou que às 3h desta quinta, quando assistia ao pronunciamento de Barack Obama pela TV, lembrou-se dos homens e mulheres que tombaram no mundo, e em particular, nos Estados Unidos, lutando contra os preconceitos. Entre eles, a professora que pegou um ônibus proibido aos negros, o que gerou um movimento de protesto de grandes proporções naquele país.

O senador disse também ter-se lembrado de grandes líderes como Malcolm X, Zumbi dos Palmares, Martin Luther King, Nelson Mandela e Gandhi.

- Percebi que era um momento mágico. Percebi em Barack Obama uma transformação universal nas políticas humanitárias. Percebo em Barack Obama a esperança e os sonhos de que outro mundo é possível, onde o homem, o ser humano esteja em primeiro lugar - disse Paim.

O senador disse reconhecer as limitações dessa vitória, ainda que empolgante. Para ele, está claro que Obama "não vai governar sozinho e que não fará milagre". De todo modo, o parlamentar acredita numa profunda mudança de alma e entende que o povo dos Estados Unidos foi "ousado e corajoso".

Aposentados

Paulo Paim disse também ter saboreado outra vitória nesta quinta: a aprovação do substitutivo a projeto de lei de sua autoria (PT-RS) que recompõe o poder aquisitivo das aposentadorias e pensões pagas pela Previdência Social aos seus segurados. A proposta substitutiva mantém uma paridade constante entre o valor das aposentadorias e o número de salários mínimos que representavam os benefícios na data de sua concessão, mas não abrange os inativos e pensionistas da União.

Paim relatou que 600 idosos estiveram presentes à votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), e que o comparecimento dos senadores foi maciço. A matéria foi aprovada por unanimidade, em decisão terminativa.

- Espero que não haja recurso, espero que nenhum senador aceite colocar o seu nome em um recurso para que o projeto venha para o Plenário. Vamos deixar que ele siga como as águas do rio, de forma natural, em direção ao oceano, ou seja, à Câmara dos Deputados - conclamou Paim.

Ele disse estar convicto de que não haverá veto do presidente da República se a Câmara aprovar a matéria.

Paim foi cumprimentado pelos senadores Mário Couto (PSDB-PA), Papaléo Paes (PSDB-AP), Flávio Arns (PT-PR), Augusto Botelho (PT-RR) e Kátia Abreu (DEM-TO).



05/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim comemora aprovação de projeto que recompõe benefício dos aposentados

Paim comemora vitória de Barack Obama

Paim comemora sanção de lei que beneficia motoristas

Paulo Paim comemora acordo que beneficia o Aerus

Paim comemora decisão favorável a aposentados

Paulo Paim comemora sanção à lei que beneficia herdeiros de taxistas