Paim comemora portaria que disciplina readmissão de funcionários demitidos durante o governo Collor



O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou da tribuna a edição de portaria conjunta, pelo governo federal, que estabelece critérios para que os funcionários públicos federais demitidos injustamente entre 1990 e 1992 possam retornar ao serviço nos órgãos públicas, nas fundações e nas estatais, caso se enquadrem entre os beneficiados pela Lei 8.878/94.

Paulo Paim relembrou ainda a mobilização popular que resultou na edição da Lei da Anistia (6.683/79), que permitiu o retorno ao país de pessoas perseguidas por motivos políticos durante o regime militar.

- Precisamos responder a essas pessoas, precisamos encontrar uma forma de cicatrizar as feridas profundas que ficaram para sempre no corpo, na alma e na mente de milhares de homens e mulheres pelas demissões, pelas torturas e mortes na família - disse.

O senador também avaliou positivamente a audiência pública realizada nesta quinta-feira (6) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para discutir a proibição do desconto em folha da contribuição assistencial. Ele adiantou que deverá apresentar um projeto de lei para regulamentar o assunto e resolver as divergências entre trabalhadores, sindicatos, Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho.

06/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede reintegração de funcionários demitidos no governo Collor

Paim pede reitegração de funcionários demitidos no governo Collor

Lobão Filho cobra readmissão de servidores demitidos no governo Collor

Servidores demitidos no Governo Collor ganham novo prazo para pedir readmissão

CDH discute situação de anistiados demitidos durante governo Collor

CCJ aprova novo prazo para que servidores demitidos durante governo Collor solicitem reintegração