Paim comemora sanção de reajuste de 7,72% às aposentadorias
O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou, em discurso nesta quarta-feira (16), a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que concede 7,72% de reajuste aos aposentados que recebem mais de um salário mínimo. Com a sanção, os que receberam o reajuste anterior, de 6,14%, em janeiro, receberão a partir de agora a diferença.
Paulo Paim considerou a decisão de Lula "corajosa e ousada", lembrando que o presidente sofreu todo tipo de pressões, inclusive de seus ministros da Fazendo e do Planejamento, e acabou se decidindo pelos aposentados.
A respeito do fator previdenciário , dispositivo da mesma proposta que foi vetado por Lula, o senador lembrou que projeto de sua autoria (PLS 296/03), em análise na Câmara dos Deputados, também prevê o fim do fator.
Paulo Paim recebeu apartes dos senadores Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Mão Santa (PSC-PI), que o cumprimentaram por sua longa luta em favor dos aposentados.
Estatuto
Paulo Paim também encaminhou requerimento de urgência, assinado por todos os líderes partidários, para a votação do Estatuto da Igualdade Racial, aprovado nesta quarta-feira pela manhã na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Ele lamentou a retirada, do texto, dos itens alusivos à política de cotas para negros, e foi apoiado pela senadora Lucia Vânia (PSDB-GO).
- Não é o dos nossos sonhos, mas, com certeza, apesar das mudanças que houve em relação ao projeto original que apresentei, ele avança. Isso não significa que a luta vai parar - afirmou Paim.
O senador disse que continuará lutando para incluir no sstatuto e na legislação tudo aquilo que constava no projeto original e não pode ser aprovado neste momento.
16/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Paim diz que reajuste das aposentadorias não vai quebrar a Previdência
Paim cobra análise do veto ao reajuste das aposentadorias
Paim apela à Câmara para que vote reajuste de aposentadorias
Paulo Paim cobra política de reajuste para aposentadorias
Paim reafirma que Previdência não quebra com reajuste de aposentadorias e fim do fator previdenciário
Paulo Paim cobra votação do reajuste das aposentadorias e do fim do fator previdenciário