Paim cobra análise do veto ao reajuste das aposentadorias



O senador Paulo Paim (PT-RS) reiterou em Plenário, nesta quinta-feira (21), pedido feito ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), solicitando a colocação em votação, pelo Congresso Nacional, do veto presidencial a uma emenda de sua autoria, incluída na Medida Provisória 288/06 que reajustou o salário mínimo em 2006. A emenda estendeu o aumento de 16,67%, concedido ao salário mínimo, naquele ano, aos benefícios pagos a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS).

Em seu pronunciamento, Paim leu artigo do médico e escritor gaúcho, Edson Olímpio Silva de Oliveira, intitulado "O voo solitário do cisne negro". No texto, o escritor compara a atuação de Paim no Congresso Nacional, em defesa dos direitos dos aposentados, à vida solitária de um exemplar sobrevivente de uma espécie em extinção de cisne negro, habitante do Banhado do Taim, no Rio Grande Sul.

- Eu não quero que este texto seja para mim somente; quero que seja para todos os senadores, porque todos votaram por unanimidade, acompanhando este senador negro no momento em que apresentou a emenda concedendo o reajuste aos aposentados - disse Paim, solicitando a divulgação do artigo do escritor gaúcho nos jornais do Congresso Nacional.

Paim também comentou carta recebida de aposentado criticando os parlamentares por não terem conseguido analisar o veto ao aumento dos aposentados na última sessão do Congresso Nacional, realizada no dia 13 de maio.



21/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede confirmação da data para votação do veto a reajuste de aposentadorias

Paulo Paim cobra política de reajuste para aposentadorias

Paulo Paim cobra votação do reajuste das aposentadorias e do fim do fator previdenciário

Paim cobra votação do projeto que garante às aposentadorias o mesmo reajuste do salário mínimo

Sindicalistas conclamam parlamentares a derrubar veto ao reajuste de aposentadorias

Mário Couto acredita que veto ao reajuste das aposentadorias pode ser derrubado se votado isoladamente