Paim comenta estudo sobre discriminação sócio-econômica a mulheres negras
Ao comentar dados do Atlas Racial Brasileiro, publicação divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou que o estudo leve à constatação do grande distanciamento ainda existente entre as mulheres negras e as de outras raças, no Brasil, em termos de conquistas sócio-econômicas.
Após registrar sua participação no "Fórum Mulheres Brasil-África e seus Desafios neste Milênio", Paim apontou esse resquício de discriminação racial no país como um dos temas marcantes desse debate.
- A pesquisa do PNUD mostra que, apesar de uma queda nos números da mortalidade infantil, essas taxas entre filhos de mulheres negras é 66% acima das registradas entre as brancas - revelou, acrescentando que, em termos de emprego, os índices mostram que a taxa de desemprego para as mulheres negras passou de 10%, em 1992, para 15,8% em 2005, crescimento de 58%.
Apesar dos dados positivos relativos ao aumento, entre 2000 e 2005, do número de mulheres negras economicamente ativas, o parlamentar lamentou a reduzida proporção dessa parcela da população com nível superior.
- Em 2000, essa proporção era de 3,06%, enquanto para as mulheres brancas situava-se em 11,42% - informou.
Judiciário
Na ocasião, Paulo Paim também fez referência à sessão solene do Senado que homenageou, nesta terça-feira (15), os 200 anos do Poder Judiciário independente no Brasil.
O parlamentar destacou a presença no evento da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, exaltando o fato de a representante de uma minoria dirigir aquela Corte. Desejou ainda sucesso à ministra na sua pretensão de integrar a Corte Internacional de Haia, na Holanda.15/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
A discriminação das mulheres negras em debate na TV Senado
Paim divulga pesquisas sobre discriminação contra mulheres, negros e pessoas com menos escolaridade
Paim comenta estudo que aponta ensino de qualidade em 37 cidades brasileiras
Seppir promove videoconferência sobre políticas para mulheres negras
Ideli Salvatti comenta estudo do Ipea sobre melhoria da renda no Brasil
Mão Santa comenta estudo da Fiesp sobre aumento do desemprego e critica governo