Paim comunica ao Plenário providências contra Mário Calixto



No exercício da Presidência do Senado, o senador Paulo Paim (PT-RS) comunicou ao Plenário as providências tomadas na manhã desta quinta-feira (29) para afastar o senador Mário Calixto (PMDB-RO), que assumiu a vaga deixada por Amir Lando, apesar de condenado em processo com sentença transitada em julgado.

Paim comunicou aos senadores que a Mesa solicitou e o Senado já está de posse dos originais da sentença que condenou Mário Calixto, enviados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia e recebidos na noite de quarta-feira (28). Paim também informou que o relator da matéria, senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), já iniciou providências para o processo de afastamento.

Mal recebeu esses documentos, o relator determinou medidas para que Calixto fosse notificado. Na tarde desta quinta-feira (29), um funcionário da Secretaria Geral do Senado foi até a casa do parlamentar levar a citação, que foi formalmente recebida. A partir de então, foi iniciada a contagem do prazo de cinco sessões ordinárias para o senador defender-se.

Apresentada essa defesa, Eduardo Siqueira Campos disse que em 24 horas apresentará à Mesa do Senado seu parecer sobre o caso. Da decisão que a Mesa tomar, Mário Calixto poderá, se quiser, apresentar recurso para o Plenário do Senado.



29/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líderes reafirmam decisão de instaurar processo contra Mário Calixto

Mesa do Senado indefere recurso de Mário Calixto contra nulidade de sua posse

PT pede providências da Comissão de Ética sobre denúncia contra Mário Bernd

Paulo Paim exige providências contra a violência no trânsito

Mário Calixto ainda não recebeu documentos que o incriminam

Empresário Mário Calixto assume vaga aberta por Amir Lando