Paim convoca população a se manifestar sobre proposta do governo para reajuste de aposentadorias



O senador Paulo Paim (PT-RS), em discurso nesta segunda-feira (17), convocou a população a votar, em enquete disponível em sua página na internet (www.senado.gov.br/paulopaim), sobre os projetos aprovados no Senado para reajustar aposentadorias e pensões. O governo apresentou uma proposta, que será discutida em reunião que ocorrerá na terça-feira (18) e, por isso, as entidades ligadas à categoria desejam saber a opinião da população.

Na semana passada, explicou, sindicalistas, instituições que representam aposentados e pensionistas e membros do governo reuniram-se para tentar chegar a um acordo: pela proposta governamental, o PL 4434/08 (PLS 58/03, no Senado) que recompõe as aposentadorias, equiparando-as ao mesmo número de salários mínimos da época de sua concessão, seria arquivado; o veto ao PLV 18/06, que concede às aposentadorias um reajuste de 16,65%, concedido ao mínimo em 2006, seria mantido; e em 2010, seria concedido um reajuste real para os benefícios acima do salário mínimo. Quem recebe o mínimo teria reajuste de 8,9% e os aposentados, acima do mínimo, em torno de 7,2%, explicou.

Quanto à proposta que acaba com o fator previdenciário (PL 3299/08, na Câmara), o governo apresentaria proposta para substituí-la, baseada no chamado Cálculo 8595, tempo de contribuição mais idade.

A enquete, que está disponível na página do parlamentar e no site da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Copab) questiona se a proposta do governo como está deve ser aceita ou se os projetos devem ir a voto, fica no ar até o meio-dia de terça-feira (18). Até agora, disse Paim, a maioria dos votantes é contrária a proposta e deseja que os projetos sejam votados em Plenário, como ocorreu no Senado. Outros sites e blogs também estão fazendo o questionamento e há ainda a realização de passeatas, como a ocorrida no último domingo em Porto Alegre.

Paulo Paim disse que o Senado já fez sua parte ao aprovar as proposições. Para ele, "é urgente que cada um dos brasileiros pare de achar que o problema não é seu, pois a causa dos aposentados e pensionistas é uma causa de todo o povo brasileiro".



17/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim anuncia enquete em seu site sobre proposta do governo para aposentadorias e pensões

Paim apela à Câmara para que vote reajuste de aposentadorias

Paulo Paim cobra política de reajuste para aposentadorias

Paim apresenta emenda com reajuste maior para aposentadorias acima do mínimo

Paim pede confirmação da data para votação do veto a reajuste de aposentadorias

Mário Couto critica posição do líder do governo na Câmara sobre reajuste de aposentadorias