Paim pede confirmação da data para votação do veto a reajuste de aposentadorias



O senador Paulo Paim (PT-SP) pediu ao presidente do Senado, José Sarney, que reúna o colégio de líderes para definir se realmente o Congresso Nacional deliberará, no dia 26 (terça-feira da próxima semana), sobre o veto presidencial à emenda de sua autoria que beneficiava aposentados e pensionistas com o mesmo percentual de reajuste concedido ao salário mínimo em 2006: 16,67%. Como várias caravanas estão se mobilizando em todo o país para acompanhar a votação, Paim teme que um adiamento da votação possa frustrar a viagem dessas pessoas.

Na última sessão do Congresso Nacional agendada para apreciar vetos presidenciais, realizada no dia 13 deste mês, ficou marcada para o dia 26 nova sessão para a apreciação de vetos, entre os quais o que beneficia aposentados e pensionistas. Ocupando a presidência no momento do discurso de Paim, o senador Flávio Arns (PT-PR) comprometeu-se a levar o apelo ao presidente do Senado, José Sarney.

- Quero pedir também ao presidente Sarney e aos líderes que o voto não seja secreto durante a sessão do Congresso que decidirá sobre esse veto. Sei que a Constituição exige votação secreta no caso de vetos, mas gostaria que, como em outras oportunidades, cada deputado ou senador pudesse anunciar nos microfones o seu voto - disse Paulo Paim.

O senador também classificou como boa a audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (20), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), com o ministro da Previdência, José Pimentel. Ele observou que ficou claro o desejo de os parlamentares estabelecerem um diálogo com o governo capaz de garantir o fim do fator previdenciário e uma política para os aposentados que garanta o mesmo reajuste concedido ao salário mínimo.



20/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede votação do projeto que dá a aposentadorias mesmo reajuste do salário mínimo

Paim cobra análise do veto ao reajuste das aposentadorias

Paulo Paim cobra votação do reajuste das aposentadorias e do fim do fator previdenciário

Paim cobra votação do projeto que garante às aposentadorias o mesmo reajuste do salário mínimo

Mão Santa pede pressa na votação do reajuste das aposentadorias

Flexa Ribeiro pede apreciação dos vetos e votação de reajuste de aposentadorias pela Câmara