Paim cumprimenta ministro da Educação por debate sobre ensino profissionalizante



O senador Paulo Paim (PT-SP) cumprimentou, nesta terça-feira (31) o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Eliezer Pacheco, pela realização de audiência pública sobre o ensino técnico e profissionalizante, no próximo dia 6 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Paim informou que será um dos painelistas, convidado para debatera proposta de criação doFundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) com outros profissionais da área. O senador destacou que o Fundeb viabilizará recursos da ordem de R$ 3,5 bilhões para o ensino técnico e profissionalizante, tema debatido em 25 estados do país.

- É um sonho de todo brasileiro uma escola técnica em toda cidade, por menor que seja - afirmou o parlamentar.

Eleições

Paulo Paim reconheceu a vitória da candidata do PSDB, Yeda Crusius, para o cargo de governadora do Rio Grande do Sul, no segundo turno das eleições, salientando a votação expressiva obtida pelo candidato petista Olívio Dutra, que alcançou quase 47% dos votos válidos. Destacou também a "vitória da democracia", com a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Florestan Fernandes

Paulo Paim defendeu, ainda, projeto de sua autoria propondo a instituição do Dia Nacional de Reflexão das Diferenças, a ser celebrado em 10 de agosto, data da morte do ex-deputado federal e sociólogo Florestan Fernandes (falecido em 1995).

O senador lembrou que Florestan Fernandes dedicou-se a combater toda forma de preconceito. Acrescentou que, ao lutar conta a desigualdade social, Florestan Fernandes promoveu "uma revolução sociológica", ao lado de homens como Darcy Ribeiro, Betinho e Chico Mendes, respectivamente, na educação, no combate à fome e na luta em prol do meio ambiente.

Em aparte, o senador Roberto Saturnino saudou a iniciativa de Paim, ressaltando que Florestan Fernandes foi um símbolo e enxergou a necessidade de estruturar uma sociedade mais justa e eqüitativa, com "total abolição do preconceito".

31/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede apoio para o ensino profissionalizante

CAS debate mudanças no ensino profissionalizante

Paim pede aprovação do projeto que cria ensino técnico profissionalizante

Paim volta a defender ensino profissionalizante e pede aprovação do Fundep

Ensino Técnico Profissionalizante é tema de debate no Cenas do Brasil

Paim diz que educação profissionalizante deve ser estimulada