Paim defende aumento de repasses de fundo de telecomunicações para investimentos em educação
Em discurso nesta terça-feira (17), o senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu o aumento do percentual do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) que é repassado para investimento em educação. Ele comemorou a aprovação de substitutivo a projeto de sua autoria (PLS 351/2004) pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.
De acordo com o texto aprovado, 20% dos recursos do Fust serão destinados à educação em escolas públicas e 10% irão para a área de ciência e tecnologia. A proposta altera a Lei do Fust (Lei 9.998/2000). Atualmente, pelo menos 18% do arrecadado pelo Fust são destinados a escolas públicas. O projeto ainda será apreciado por mais duas comissões da Câmara.
Segundo Paim, esse aumento de recursos servirá, por exemplo, para implementar o acesso à internet banda larga em muitas escolas por todo o país. Para ele, o acesso à internet e outras redes digitais de informação abre infinitas possibilidades para que a educação seja aperfeiçoada no país.
- São absolutamente extraordinárias as possibilidades que as novas tecnologias de informação abrem, promovendo uma discussão profunda sobre a valorização da educação. Na medida em que alunos e professores passam, com base na força desse fundo, a ter acesso aos conteúdos disponíveis nessas redes, tem-se a oportunidade de elevar em muito a qualidade do ensino – afirmou.
17/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flexa Ribeiro propõe criação de novo fundo para investimentos em telecomunicações
Paim defende aprovação de projetos com investimentos na educação pública
Serys defende aumento do volume de repasses para os municípios
Paulo Paim defende aumento real para aposentados
Rosalba cobra aumento de investimentos na educação
Paim defende aumento salarial para a Brigada Militar do Rio Grande do Sul