Paim defende diminuição de jornada de trabalho para reduzir desemprego
O 1º vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), defendeu a imediata aprovação de uma proposta de emenda à Constituição PEC) de sua autoria que determina a redução da jornada de trabalho das atuais 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários. Segundo ele, todas as lideranças sindicais reconhecem ser essa medida a forma mais rápida e eficaz de criar novos empregos e promover o crescimento na economia brasileira. Ele lembrou que a PEC já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.
Levantamentos das centrais sindicais mostram que essa medida tem potencial de gerar 3 milhões de empregos, disse. Se for conjugada com a proibição do trabalhador fazer horas-extra em seu emprego, haverá mais 3 milhões de postos de trabalho.
Paim anunciou que, na tarde desta segunda-feira (15), na Assembléia Legislativa de São Paulo, está sendo lançada a Campanha Unificada pela Redução da Jornada de Trabalho, sem Redução Salarial, organizada pelas seis centrais sindicais do país. Segundo ele, a campanha se propõe a lutar por essa medida, por entender que a providência é de fácil aplicação, sem a necessidade de investimento de um só real na economia.
De acordo com o senador pelo Rio Grande do Sul, a proposta também conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como da maioria dos integrantes do Fórum Nacional do Trabalho, que reúne representantes dos empresários, dos trabalhadores e do governo.
Noventa anos
Paulo Paim apresentou ainda congratulações pela passagem do 90º aniversário de Abdias Nascimento, ex-senador, professor e militante histórico do movimento negro pela superação das desigualdades raciais.
Atuante até os dias de hoje, Abdias sempre se destaca por sua luta obstinada, sua ação de vanguarda, sua palavra afiada, sua poesia, comentou o senador, destacando que sua ação tem significado histórico que ultrapassa as fronteiras brasileiras e projeta internacionalmente a figura singular de Abdias Nascimento.
15/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim quer reduzir jornada de trabalho semanal
JÚLIO CAMPOS DEFENDE REDUÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO PARA DIMINUIR O DESEMPREGO
Paim defende aprovação de PEC que reduz jornada de trabalho para 40 horas semanais
Paim defende jornada semanal de trabalho de 36 horas
Paim defende redução da jornada de trabalho sem redução salarial
OTONIEL DEFENDE INVESTIMENTOS PARA REDUZIR DESEMPREGO