Paim defende maior rapidez na votação do Estatuto do Deficiente
O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu nesta sexta-feira (20) que a votação do Estatuto da Pessoa com Deficiência seja agilizada. No seu pronunciamento, informou que encaminhou como sugestão ao relator da matéria, senador Flávio Arns (PT-PR), cópia da lei aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo (lei n° 13.714) no dia 7 de janeiro deste ano, que garante instalações telefônicas apropriadas para os deficientes auditivos na capital paulista.
- Essa lei traz uma grande contribuição à sociedade, pois determina que a instalação dos aparelhos telefônicos em edificações públicas como hospitais, escolas, comércio, terminais de transporte, instituições financeiras, postos de saúde, entre outros, propicie ao deficiente auditivo igualdade no acesso à comunicação. Até agora eles estavam excluídos, afirmou.
Paim disse ainda que enviou à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) um ofício, sugerindo a implantação de caixas eletrônicos com adaptações para atender a pessoas com deficiência visual. O senador informou que essa idéia partiu dos próprios deficientes que trabalham em seu gabinete. As pessoas portadoras de necessidades especiais precisam de adaptações arquitetônicas e outros atendimentos "mas apenas para que possam mostrar o seu potencial intelectual, de trabalho, o seu potencial para a vida", sublinhou.
Ao encerrar o seu discurso, Paim destacou a abertura da XXV Festa Nacional da Uva nesta sexta-feira, em Caxias do Sul, sua cidade natal, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O evento, que se estenderá até 7 de março, é, na avaliação do senador, uma importante homenagem aos imigrantes que chegaram ao Rio Grande do Sul, em especial os italianos. Paim contou que, em 1931, pela primeira vez, surgiu uma feira exclusivamente para a uva e que ele passava as suas férias nas colônias italianas, trabalhando nas colheitas.
20/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim critica "burocratas de plantão" e defende Estatuto do Deficiente
Valadares pede rapidez na votação do Estatuto do Produtor Rural
JUCÁ DEFENDE RAPIDEZ NA VOTAÇÃO DO PROJETO SOBRE PLANOS DE SAÚDE
Paulo Paim pede pressa para votação do Estatuto da Igualdade Racial
Paim comemora possibilidade de votação do Estatuto da Igualdade Racial ainda em novembro
Paim quer levar Estatuto da Juventude direto ao Plenário após votação na CAS