Paim critica "burocratas de plantão" e defende Estatuto do Deficiente



O senador Paulo Paim (PT-RS) criticou nesta sexta-feira (21), em Plenário, o envio a parlamentares, por integrantes do governo, de documento com críticas ao projeto do Estatuto do Portador de Deficiência, de sua autoria. Ele disse que a proposta nasceu de debates que contaram com a participação de 15 mil pessoas em todo o país e poderá ser aperfeiçoada ao longo de sua tramitação no Senado.

- Os burocratas de plantão enviam o documento contendo críticas ao projeto, mas, quando pergunto a eles se com as alterações que propõem seriam a favor da proposta, eles continuam dizendo que seriam contrários, o que me faz pensar que o problema talvez não seja técnico, mas político - disse Paim.

O senador informou que existem no Brasil aproximadamente 24,5 milhões de portadores de deficiência e que o seu projeto procura garantir o pagamento de um salário mínimo aos deficientes, sem necessidade de comprovação de que a renda per capita da família não ultrapasse um quarto do valor do mínimo. Observou, ainda, que o texto vem sendo analisado pelo senador Flávio Arns (PT-PR), relator da matéria e especialista no tema.

Paim lamentou que também esteja praticamente paralisada a tramitação do Estatuto da Igualdade Racial, igualmente de sua autoria e que já tramita há cinco anos, e de projeto de lei que procura estimular a construção civil, garantindo que o principal destino dos recursos das cadernetas de poupança será o do financiamento da construção de novas moradias. Em aparte, o senador Paulo Octávio (PFL-DF) disse esperar que a proposta seja rapidamente aprovada pelo Senado.

O senador gaúcho anunciou a intenção de promover uma audiência pública, no Senado, sobre o novo valor do salário mínimo, fixado em R$ 260 por medida provisória editada pelo governo. "O debate nem começou", disse. Ele manifestou ainda a esperança de que a Câmara aprove ainda neste mês a PEC paralela da reforma da Previdência e que o Senado complemente a votação em junho, para que a proposta possa ser promulgada ainda neste semestre.



21/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim defende maior rapidez na votação do Estatuto do Deficiente

Paulo Paim defende aprovação do Estatuto de Igualdade Racial

Paim defende estatuto para postos de combustíveis e frentistas

Assembléias e câmaras de vereadores discutem estatuto de deficiente

Paim defende aprovação de projeto sobre cotas e do Estatuto da Igualdade Racial

Paim apresenta projeto sobre Estatuto do Idoso e defende redução da taxa de juros