Paim destaca entendimento para construção de hidrelétrica no rio Uruguai
As bancadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no Congresso e os prefeitos dos municípios de Itapiranga (SC) e Pinheirinho do Vale (RS) se reuniram esta semana com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão. O motivo do encontro, tema de pronunciamento do senador Paulo Paim (PT-RS) nesta sexta-feira (27), foi a construção de uma hidroelétrica no rio Uruguai, na divisa entre os dois estados. A audiência, segundo o senador, buscou superar divergências quanto à construção da usina.
O parlamentar informou que a obra, orçada em R$ 2 bilhões, integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O encontro com o ministro, disse, objetivou o entendimento quanto a problemas como desapropriações de terras, remoção de população e impactos sobre o meio ambiente, questões presentes em processos de construção de hidrelétricas.
- Com a reunião, o ministro inaugura um procedimento muito interessante, de chamar toda a sociedade para o debate - observou Paim, ao elogiar a postura de Edison Lobão.
O senador voltou a destacar a divulgação do Índice de Qualidade do Desenvolvimento (IQD), elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e lançado em reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na última quinta-feira (26). O indicador mede a qualidade do crescimento econômico, da relação do Brasil com outros países e do bem estar da sociedade.
- Acredito que poderá vir a ser um índice internacional, adotado pelo ONU [Organização das Nações Unidas] - opinou ele, ao anunciar que apresentou requerimento para a apresentação do IQD em Plenário.
Ainda da tribuna, Paim defendeu a ampliação dos chamados "empregos verdes", que são atividades realizadas com tecnologias que ajudam a proteger o ambiente. Em especial, o senador citou o trabalho dos catadores, essencial para os processos de reciclagem de materiais.
Para incentivar a reciclagem de papel, Paim pediu a aprovação do PLS 112/08, de sua autoria, o qual determina que produtos confeccionados com papel reciclado tenham prioridade nas compras de material de expediente efetuadas por órgãos públicos. Para o senador, o governo deve dar o exemplo de medidas poupadoras de recursos naturais. Já aprovada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), a matéria consta da pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde terá decisão terminativa.
27/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
QUINTANILHA DESTACA CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICA NO TOCANTINS
José Nery protesta contra construção de usina hidrelétrica no Pará
Mozarildo defende construção de hidrelétrica para acabar com apagões em Roraima
Ibama concede licença para construção da Hidrelétrica de Santo Antônio do Jari
Patrocínio comunica leilão para concessão e construção de usina hidrelétrica em Tocantins
Ademir quer compensações para população afetada pela construção da hidrelétrica de Belo Monte