Paim destaca mudanças na poupança para redução dos juros
O Senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou, nesta sexta-feira, a decisão do governo Dilma Rousseff de mudar as regras da poupança para reduzir a taxa de juros, como estímulo ao setor produtivo e consumo interno. Ao mesmo tempo, ele criticou uma suposta manobra dos bancos privados de camuflar a redução dos juros com a elevação das taxas de serviços, a fim de manter sua lucratividade inalterada.
- De acordo com dados da FEBRABAN [Federação Brasileira de Bancos], os quatro maiores bancos do país (Itaú, Banco do Brasil, Unibanco e Bradesco) apresentaram lucro de R$ 38 bilhões com prestação de serviço e cobrança de tarifas entre janeiro e setembro de 2011. Nos últimos dois anos, as tarifas bancárias registraram aumento de aproximadamente 77%, enquanto a inflação no período foi de 17,65% - informou.
Em aparte, o senador Jorge Viana (PT-AC) reforçou a denúncia de que a rede bancária privada teria disfarçado a redução dos juros com mudanças nos valores cobrados pelos serviços aos correntistas e imposição de “pedágio” - como a exigência de abertura de conta – ao cliente interessado em crédito mais barato.
Jornalistas
Paim aproveitou para anunciar a realização, na próxima segunda-feira (28), às 9h, de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) sobre atos de violência contra jornalistas no Brasil e no mundo.
Segundo adiantou, levantamento do Comitê de Proteção ao Jornalista revelou que quase 40% das vítimas fatais sofrem ameaças de morte. De cada cinco jornalistas assassinados, um é torturado antes da execução. O Brasil aparece em 11º lugar na lista da entidade sobre os países mais impunes do mundo quando o assunto é assassinato desses profissionais, acrescentou Paim.
- Vamos lançar uma campanha contra a tortura e o assassinato de jornalistas e a proibição do livre exercício de sua função – comentou.
25/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gilberto Carvalho defende mudanças na poupança para manter trajetória de redução de juros
Valadares destaca redução de juros e aumento de crédito nos planos do governo para a agricultura
Paim acredita na redução da taxa de juros
Paim homenageia trabalhadores e defende redução na taxa de juros
Paim apresenta projeto sobre Estatuto do Idoso e defende redução da taxa de juros
Diretor do FMI defende aumento da poupança interna para reduzir juros e conter queda do dólar